Publicada em: 16/02/2023 - 549 visualizações

Câmara anuncia compromisso do governo de Minas para doação do edifício do Fórum

Câmara anuncia compromisso do governo de Minas para doação do edifício do Fórum (16/02/2023 00:00:00)
  • Após a desocupação do prédio em 2024, a CMJF funcionará com serviços e atividades legislativas na esquina da R. Marechal com a Av. Rio Branco

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), vereador Zé Márcio Garotinho (PV), anunciou, em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, 16, a mudança da sede do Legislativo para o prédio onde atualmente funciona o Fórum Benjamin Colucci. A oficialização aconteceu em um encontro com o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (NOVO), e o deputado estadual Noraldino Júnior (PSC) em Belo Horizonte na última quarta-feira, 15. O vereador Tiago Bonecão (CIDADANIA) também participou da conversa.

Durante a coletiva, que contou com a presença da prefeita Margarida Salomão (PT), do juiz diretor do Fórum, Paulo Tristão, do deputado Noraldino Júnior (remotamente) e dos vereadores Julinho Rossignoli (PP), Juraci Scheffer (PT), Laiz Perrut (PT), Nilton Militão (PSD), Tiago Bonecão (CIDADANIA), João Wagner Antoniol (PSC), Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) e Vagner de Oliveira (PSB), o presidente da CMJF reforçou que as tratativas para a mudança começaram em 2015. “Nós começamos os acordos lá atrás e é o que precisa ser feito. No fim, todos saem ganhando”, disse.

Paulo Tristão abordou o trabalho árduo da Câmara para que a transferência fosse realizada, citando, ainda, a doação de 11.810 metros quadrados de área, localizada no Terreirão do Samba, ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para a construção do novo Fórum. “Eu sou testemunha de todo o esforço que o Município fez para a construção do Fórum. Criou-se a expectativa que o espaço fosse destinado para o Município e o que nós fizemos, de boa-fé, foi a emissão de compromisso de doação do prédio. Hoje nós vemos com mais tranquilidade esse ato do vice-governador, o que nos deixa mais tranquilos que isso irá se concretizar”, afirmou.

Além da ampliação do espaço para serviços à população e para as atividades legislativas dos vereadores, a mudança para o novo edifício representa economia de recursos públicos, na medida que serão findadas as despesas de aluguel que a Câmara tem hoje em sua sede administrativa, localizada no prédio do INSS, também no Parque Halfeld. O atual Palácio Barbosa Lima,  patrimônio centenário recuperado recentemente pela CMJF, será dedicado a atividades culturais e de promoção da cidadania.

A efetivação da transferência precisa passar pelo Plenário da Assembleia de Minas Gerais (ALMG). O deputado estadual Noraldino Júnior declarou que “o processo deve ser tranquilo e sem maiores problemas”. Já a prefeita Margarida Salomão comemorou o feito, destacando “que o município está permutando com o estado para que no terreno do estado funcione a Câmara e no terreno da prefeitura funcione o Fórum”.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa