Publicada em: 24/01/2023 - 72 visualizações

Câmara Mirim e Parlamento Jovem iniciam projetos para 2023

Câmara Mirim e Parlamento Jovem iniciam projetos para 2023 (24/01/2023 00:00:00)
  • As primeiras reuniões para as escolas interessadas acontecem na primeira quinzena de fevereiro; “Jovem e o mercado de trabalho” é o tema do PJ deste ano
 

 

As escolas interessadas em participar dos projetos Câmara Mirim e Parlamento Jovem (PJ) de Minas em 2023 precisam ficar atentas. O processo para fazer parte dessas duas iniciativas de educação para cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) foi antecipado e as primeiras reuniões acontecem nos dias 7 e 9 de fevereiro. Para participar, basta os representantes das instituições de ensino comparecerem ao Salão Nobre Raymundo Nonato Américo Mendes, localizado no 3º piso do Palácio Barbosa Lima, a partir das 14h. 

 

Segundo Sérgio Dutra, coordenador dos programas, os dois primeiros encontros levarão a um segundo momento de conversa, em que as instituições de ensino participantes serão definidas. “No dia 7, a reunião é para as escolas de ensino médio que queiram participar do Parlamento Jovem desse ano, cujo tema é ‘Jovem e o Mercado de Trabalho’. Nós vamos apresentar a proposta de trabalho para o projeto já convocando aquelas escolas que tiverem interesse em participar para uma reunião no dia 14, na semana seguinte, para que a gente possa definir quais são as cinco escolas que estarão na edição de 2023, por meio de um sorteio”, disse.

 

Já para a Câmara Mirim, com foco nas escolas de ensino fundamental II, a primeira reunião está marcada para o dia 9. “Nós vamos apresentar a proposta de trabalho da Câmara Mirim e, no dia 15, faremos uma reunião com aquelas escolas que teriam interesse de participar para que a gente possa fazer o sorteio das 10 instituições participantes da edição deste ano”, afirmou. Sérgio lembrou, ainda, que em ambos os projetos podem participar escolas tanto da rede pública quanto da rede privada. No PJ, podem participar até 15 alunos de cada escola. Já na Câmara Mirim, cada uma das 10 instituições de ensino pode compor grupo de 8 a 12 alunos.

 

 

Parlamento Jovem

 

O Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que reúne estudantes das três séries do ensino médio, e visa estimular a formação política dos jovens e conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a sociedade por meio de debates e apresentação de propostas.

 

Juiz de Fora integra o Polo Zona da Mata II que, em 2023, cresceu e ganhou mais duas cidades: Astolfo Dutra e Goianá. O polo conta agora com sete cidades e integram a lista, ainda, Descoberto, Guarani, Lima Duarte e São João Nepomuceno.

 

 

Câmara Mirim

 

Criada em 2009, a Câmara Mirim é uma iniciativa da CMJF que busca estimular a cultura democrática e a participação política e cidadã para jovens adolescentes a partir do debate de questões relevantes para a sociedade juiz-forana.

 

O projeto conta a participação de estudantes de ensino fundamental II - 8º e 9º ano - de escolas das redes privada e pública de ensino e promove capacitações sobre temas como política, cidadania, democracia, organização, participação política e mecanismos de participação, além de trazer à tona as funções do Poder Legislativo.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade