Publicada em: 24/06/2022 - 1078 visualizações
O Palácio Barbosa Lima, da Câmara Municipal de Juiz de Fora, foi palco, na noite da última quinta-feira, 23, da sessão solene de outorga da Medalha Geraldo Pereira 2022. A honraria foi entregue pelos vereadores a 20 personalidades que se notabilizaram, efetivamente, na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais no âmbito municipal, estadual e nacional.
A medalha foi criada por meio da Resolução nº 1.309, de 23 de agosto de 2016, e é instituída em parceria com a Associação Cultural Estação Palco, Entidade Civil de Utilidade Pública, reconhecida pela Lei Municipal nº 11.803.
Um vídeo sobre Geraldo Pereira foi apresentando, contando a história do menino, da região de Torreões, que colocou o nome de Juiz de Fora no cenário nacional ainda no século XX, e que foi exemplo de quem levou para o mundo do ritmo um som e sobretudo o orgulho de fazer da arte a expressão máxima de sua liberdade.
Na abertura, o presidente, Juraci Scheffer (PT), afirmou que dois são os motivos que fazem de Geraldo Pereira um dos maiores sambistas de todos os tempos. “O primeiro: ele foi o mais brilhante cultivador do samba sincopado. Segundo: em suas letras, atuou como um brilhante cronista do Rio de Janeiro de sua época. Na linguagem técnica das partituras, a síncope significa prolongar o som de um tempo fraco num tempo forte que vem a seguir. É difícil explicar esse recurso em bom português, sem um instrumento na mão, mas o fato é que ele resulta num ritmo puladinho, requebrado, brejeiro, o chamado samba de gafieira, em oposição ao das escolas de samba. O ritmo sincopado é também a alma da nossa bossa nova. Geraldo Pereira era amigo pessoal de Cartola, um dos mais brilhantes sambistas da música brasileira”.
Juraci ainda reverenciou todos aqueles que muito contribuíram e continuam a contribuir por meio da cultura artística nos seus mais diversos ramos, segmentos e manifestações, por um mundo mais bonito, mais sensível, mais vivo e alegre, e que ainda nos faz sorrir e descobrir a beleza presente em nossa realidade, apesar das dificuldades que nos cercam. “É a esperança que alimenta a nossa alma e todo o nosso ser, mostrando-nos que ainda é possível encontrar a felicidade que tanto buscamos por meios das nossas relações e convivência”. Ainda reconheceu todos os agraciados: “Vocês têm toda a nossa consideração e estima pelos relevantes serviços prestados com entrega, empatia e generosidade para o bem coletivo e social por meio da cultura, unindo expectativas e dando sentido à nossa vida e ao próprio mundo que nos envolve”.
Em nome de todos os homenageados desta edição, o pintor, escritor e curador Gerson Guedes disse estar muito honrado em ser voz de todos e destacou o quanto é emocionante e desafiador para os entes queridos de profissionais da arte e da cultura conviverem com sonhadores. Valorizou a celebração da cultura da história e do presente, o talento da persistência e a brasilidade registrados nos versos de Geraldo Pereira, afirmando que a Câmara acertou ao acolher essa riqueza com a Medalha outorgada hoje. “Existe a necessidade de preservarmos o nosso patrimônio, chancela do tempo para construção de histórias futuras. Confio em dias melhores, a cultura pode até adormecer, mas jamais poderá ser estancada por qualquer força e poder. A cultura é luz que irradia inexoravelmente, as asas da liberdade que nos transportam em outros mundos de situações. A cultura é o farol da inclusão e o pavor dos tiranos, reagente que transforma a gente; por tudo isso, devemos todos estar atentos em nosso princípio, culturais numa cidadania plena”.
Além do presidente da Casa, participaram da celebração os vereadores Sargento Mello Casal (PTB), Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO), Cida Oliveira (PT), Bejani Júnior (PODE), Julinho Rossignoli (PP), João Wagner Antoniol (PSC), Vagner de Oliveira (PSB), Zé Márcio Garotinho (PV), Kátia Franco Protetora (REDE), Laiz Perrut (PT), Pardal (UNIÃO), Marlon Siqueira (PP), Maurício Delgado (UNIÃO), Tallia Sobral (PSOL), Tiago Bonecão (CIDADANIA).
Lista dos homenageados 2022
Antônio Carlos Lemos Ferreira Banda Ômega 4 Batuque na Roda CineFanon Coral da UFJF Danilo Oliveira Santos Douglas Tholedo Folia de Reis Estrela de Belém Francisco Rogério Franco da Silva Gerson Guedes Guilherme dos Santos Ferreira Hélio Jesus Bejani Henrique Gonçalves João Batista Rosa Lucimar das Graças Gabriel Marcinha Falabella Mario Terror ONG Afrolata Expressões Raphaela Barbosa Milward de Andrade Sebastião Eduardo Souza Jesus - Dhaal Souza Mais informações: 3313-4734 Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade