Publicada em: 07/07/2006 - 263 visualizações

Audiência pública vai discutir uso de armas pela Guarda Municipal

Audiência pública vai discutir uso de armas pela Guarda Municipal (07/07/2006 00:00:00)
  • Audiência pública vai discutir uso de armas pela Guarda Municipal        O vereador Antônio Jorge (PSDB) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando a interrupção do trâmite da Mensagem do Executivo que cria a Guarda Municipal armada em...
 

Audiência pública vai discutir uso de armas pela Guarda Municipal

       O vereador Antônio Jorge (PSDB) apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara solicitando a interrupção do trâmite da Mensagem do Executivo que cria a Guarda Municipal armada em Juiz de Fora. O objetivo é realizar uma audiência pública, em caráter de urgência, para debater com a população, representantes do Executivo, da Polícia Militar, Sindicatos e Conselhos Municipais as atribuições da nova instituição e a necessidade, ou não, de que seus membros portem armas de fogo.
       Na justificativa do requerimento, Antônio Jorge informa que a Guarda Municipal, em todo o país, tem sido uma realidade benéfica a muitas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Entretanto, em nenhuma dessas cidades, o porte de armas é permitido. Na capital mineira, a Guarda existe há dez anos e, somente agora, está sendo estudada a possibilidade de armar uma pequena parcela do contingente para atividades específicas.
       No texto, Antônio Jorge chama a atenção para a responsabilidade que envolve a criação de uma corporação armada. Como é notório, a Polícia Militar, corporação cuja existência conta séculos, submete seus quadros a um intenso treinamento, envolvendo preparação técnica e psicológica, até que possam portar armas. E o treinamento da Guarda Municipal será de apenas três meses, alerta.
       O vereador ainda ressalta que os Conselhos Comunitários de Segurança Pública de Juiz de Fora não foram consultados sobre a criação da Guarda. Faz-se necessário, portanto, promover e ampliar o debate sobre o tema, para que a população de Juiz de Fora defina se deseja ou não ter mais armas circulando pelas ruas, conclui.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade