Publicada em: 23/02/2022 - 423 visualizações
Equipe do Polo Zona da Mata II se reuniu presencialmente para realizar o sorteio dos centros de ensino que farão parte do projeto neste ano
Na quarta-feira, 23, a equipe coordenadora do Parlamento Jovem (PJ) em Juiz de Fora, município que coordena o Polo Zona da Mata II, que também conta com Guarani, Descoberto, São João Nepomuceno e Lima Duarte, se reuniu com representantes de escolas do município para definir os cinco membros do PJ em 2022. A iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) visa estimular a formação política dos jovens e conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes para a sociedade por meio de debates e apresentação de propostas. Para este ano, o tema das discussões do PJ, escolhido pelos estudantes de 2020 e 2021, é “Saúde mental dos jovens” e conta com 3 subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; e Uso saudável das novas tecnologias.
Estiveram presentes na reunião sete escolas de Juiz de Fora, que tiveram suas participações definidas por meio de um sorteio. Conforme regra estabelecida em Juiz de Fora, dos cinco membros, três devem ser escolas públicas e, duas, escolas particulares. Após a realização do sorteio, ficou definido que os cinco membros são: Colégio de Aplicação João XXIII, E. E. Prof. José Freire, E. E. Maria Ilydia Resende de Andrade, Colégio Santa Catarina e Colégio dos Jesuítas, sendo os três primeiros colégios públicos e os dois últimos, particulares. Caso haja desistência de algum desses ao longo do processo do PJ, o Colégio Santos Anjos está como primeiro suplente das escolas particulares, e o Colégio Tiradentes é o primeiro suplente das escolas públicas. Para que as escolas selecionadas permaneçam para 2022, deverão enviar o Termo de Adesão para a Câmara Municipal de Juiz de Fora até a sexta-feira, 25.
Ao longo do mês de março, a equipe coordenadora do Parlamento Jovem no município fará visitas a esses centros de ensino, a fim de explicar os ideais da iniciativa para os alunos. No dia 9 de março, o PJ vai ao Colégio de Aplicação João XXIII; no dia 15, vai ao Colégio Santa Catarina; e nos dias 16, 21 e 22 vai, respectivamente, à Escola Estadual Professor José Freire, ao Colégio dos Jesuítas e à Escola Estadual Maria Ilydia Resende de Andrade, com todas as visitas estando marcadas para as 9 horas da manhã, com exceção do Colégio dos Jesuítas, que receberá o PJ às 9h30.
Ainda antes da cerimônia de instalação, que ocorrerá no dia 30 de março, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) e tem como finalidade abrir oficialmente os trabalhos do Parlamento Jovem em 2022, haverá uma reunião no dia 23 para definir o roteiro dessa cerimônia. Além disso, ficou definido que o dia 25 é a data-limite para as escolas enviarem à CMJF seu grupo de até 15 alunos para participar das atividades do PJ.
Mais informações: 3313-4734/4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade