Publicada em: 30/11/2021 - 241 visualizações

Audiência Pública busca resolver impasse da UBS do Manoel Honório

Audiência Pública busca resolver impasse da UBS do Manoel Honório (30/11/2021 00:00:00)
  • O impasse da obra da UBS Manoel Honório e uma possível mudança de local do equipamento público criou uma nova dinâmica para a Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF).
 

Com a possibilidade de recursos, advindos de emendas parlamentares, PJF tentará viabilizar a construção da unidade modelo na Av. Brasil e ainda uma extensão no Manoel Honório

 

O impasse da obra da UBS Manoel Honório e uma possível mudança de local do equipamento público criou uma nova dinâmica para a Audiência Pública realizada na tarde desta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF). O proponente, vereador Pardal (PSL), e os representantes das comunidades presentes foram contra a não abertura de uma unidade no Bairro Manoel Honório e buscaram soluções possíveis para resolver o imbróglio. Somente após a viabilidade de novas emendas para o município, foi possível chegar a um acordo com a Prefeitura de que fossem construídas duas unidades na Zona Leste: uma na Av. Brasil, no Bairro Vitorino Braga, e outra no Manoel Honório.  

Logo na abertura da Audiência Pública, a secretária de Governo, Cidinha Louzada, comentou que segundo critérios do Ministério da Saúde, o local da UBS deveria ser alterado para a Av. Brasil, próximo à Praça Teotônio Vilela, no Vitorino Braga. “Acompanhamos todo o histórico deste caso. A prefeita Margarida Salomão, à época deputada federal, destinou emendas parlamentares para a UBS no Manoel Honório. A Prefeitura conseguiu reaver o orçamento para a obra e vai complementar se for necessário, mas segundo exigências do Ministério da Saúde o espaço destinado à UBS não era adequado e, com a ajuda dos técnicos da Prefeitura, achamos um novo local distante apenas um quilômetro, na Avenida Brasil”, disse.

Diante da informação, o vereador Pardal afirmou que acompanha a demanda antiga dos moradores do Bairro Manoel Honório e região, que lutam há quase 40 anos por uma unidade, e demonstrou enxergar ser possível pensar uma solução para este impasse da obra, seja no diálogo com o Executivo, seja com possibilidade de novas emendas. “Esperava um retorno positivo do projeto em curso no Manoel Honório, mas fomos surpreendidos com a notícia dessa nova unidade na Zona Leste. Considero importante mais investimentos em saúde na região, mas não podemos desistir dessa demanda histórica e continuaremos no diálogo com a Secretaria de Saúde”, ressaltou Pardal, que ao final da audiência se mostrou otimista de que no próximo ano a obra vai sair do papel. 

Diante do impasse trazido pela Prefeitura de Juiz de Fora, o deputado federal Charles Evangelista (PSL) assumiu o compromisso no Plenário de que assim que o projeto for apresentado pelo Executivo, será enviada emenda parlamentar para que seja feita a construção da UBS no Manoel Honório.

Ao final da audiência, a secretária de Governo afirmou que, com a possibilidade de novo aporte, o Executivo tentará viabilizar a construção da unidade modelo na Avenida Brasil e ainda uma extensão no Manoel Honório. Segundo a secretária de Saúde, Ana Cristina Pimentel, o projeto da UBS na Av. Brasil irá atender cerca de 20 mil pessoas da Zona Leste, com cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

 

Moradores da região se posicionaram contrários à decisão da Prefeitura 

O público presente na Audiência Pública, que veio de diversos bairros da Zona Leste, mostrou-se indignado com a mudança de local da UBS, antes prevista para ser instalada na Rua Américo Lobo. As pessoas desabafaram, durante a audiência, pois consideram inaceitável que a unidade seja instalada em outro local, mesmo sendo num lugar próximo como o Vitorino Braga. 

O novo projeto da UBS na Av. Brasil foi apresentado pela Prefeitura em reunião anterior com os representantes dos conselhos municipal e local de Saúde e da Associação de Moradores do Manoel Honório e Bairu. O secretário da associação, Luiz Fernando Sirimarco, conhecido como Dida, reiterou que os pontos listados por Cidinha sobre a necessidade de mudança do local foram de fato relatados em reunião, mas diante da nova possibilidade trazida pelo vereador Pardal, a comunidade veio até essa Audiência Pública buscar novos caminhos para solucionar o impasse da construção da UBS do Manoel Honório. 

Participaram da audiência as vereadoras Cida Oliveira (PT), Kátia Franco Protetora (PSC), Laiz Perrut (PT) e Tallia Sobral (PSOL), e os vereadores Dr. Antônio Aguiar (DEM), André Luiz (REPUBLICANOS),  João Wagner Antoniol (PSC), Maurício Delgado (DEM), Sargento Mello Casal (PTB), Vagner de Oliveira (PSB) e Zé Márcio Garotinho (PV). 

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade