Publicada em: 23/09/2021 - 360 visualizações

Vereadores da Câmara recebem homenagem do Conselho Federal de Educação Física e da Associação das Academias de Juiz de Fora

Vereadores da Câmara recebem homenagem do Conselho Federal de Educação Física e da Associação das Academias de Juiz de Fora (23/09/2021 00:00:00)
  • Os vereadores da Câmara Municipal receberam na tarde desta quarta-feira, 22, uma homenagem do Conselho Federal de Educação Física pelo trabalho realizado em 2020 para a aprovação da Lei 14.107/2020, que declarou como essenciais os serviços prestados por profissionais de educação física. À...
 

A homenagem foi em relação à Lei 14.107/2020, promulgada pela Câmara no ano de 2020, que reconheceu a essencialidade dos serviços prestados por profissionais de educação física; a aprovação da lei foi conduzida pelo vereador Vagner de Oliveira em conjunto com os vereadores Sargento Mello Casal e  Dr. Antônio Aguiar e os ex-vereadores Dr. Adriano Miranda, Ana Rossignoli, João Coteca, Júlio Obama Jr. e Kennedy Ribeiro

Os vereadores da Câmara Municipal receberam na tarde desta quarta-feira, 22, uma homenagem do Conselho Federal de Educação Física pelo trabalho realizado em 2020 para a aprovação da Lei 14.107/2020, que declarou como essenciais os serviços prestados por profissionais de educação física. À época, a lei de autoria do vereador Vagner de Oliveira em conjunto com outros vereadores, foi promulgada pela Câmara e permitiu que as práticas esportivas em academias de ginástica e quadras poliesportivas fossem liberadas durante a pandemia da COVID-19. O presidente da Casa, vereador Juraci Scheffer (PT), destacou que a aprovação da lei é um exemplo da autonomia do Parlamento Municipal. “Era um momento ainda sem saber o que deveria ser feito para enfrentar a situação da pandemia. Mas os vereadores, sob o comando do vereador Vagner de Oliveira, propuseram a lei”. Assinam a autoria da lei os vereadores Vagner de Oliveira (PSB),  Sargento Mello Casal (PTB) e Dr. Antônio Aguiar (DEM) e os ex-vereadores Dr. Adriano Miranda, Ana Rossignoli, João Coteca, Júlio Obama Jr. e Kennedy Ribeiro. 

Vagner exaltou o trabalho conjunto dos vereadores em um momento de grande pressão e dúvidas para a condução das ações. Aludiu às dificuldades enfrentadas para a aprovação da lei e enfatizou ainda a importância do trabalho dos vereadores que embora não assinem a lei estiveram presentes para aprová-la. Ele falou também da importância dos parlamentares da legislação atual e também da legislação passada, como os ex-vereadores Fiorilo, André Mariano, Castelar, Vagner do Sindicato e Rodrigo Mattos. Vagner fez questão de reforçar que “o trabalho em conjunto e união trazem reconhecimento para todos e fortalecem  nossas decisões; que estejamos cada vez mais juntos” e demonstrou satisfação com o recebimento da homenagem. 

O tesoureiro e representante do Conselho Federal de Educação Física, Teófilo Jacir de Faria, argumentou que a atividade física é um ato de saúde para a população. O mesmo aspecto da essencialidade das atividades físicas também foi defendido pelo vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, Ricardo Wagner de Mendonça Trigo. “A cidade merece um atendimento de qualidade com profissionais bem formados e bem preparados. Não resta dúvida de que a atividade física é uma aliada a qualquer combate contrário a essa pandemia. Não há dúvida da necessidade da cidade se manter ativa com profissionais cujo intuito seja prestar o melhor serviço à sociedade”, ponderou Ricardo. 

O representante da Associação das Academias de Juiz de Fora (AcadJF), Diego Paiva, apresentou cronologicamente os fatos relacionados às academias desde o início da pandemia, em março de 2020, com a proibição das atividades, que, apontou ele, seria inicialmente por 15 dias. “Em março éramos 234 academias, escolas de natação, escolas de lutas. E hoje são 174. Muitos ficaram pelo caminho. Em 13 meses, os centros de saúde ficaram fechados por 8 meses . As academias são espaços de atenção primária à saúde e inseridas em políticas públicas de saúde. Nós somos a solução do problema. Não somos o problema. Gratidão a todos dessa Casa que nunca fechou as portas para as academias de ginásticas, aos vereadores do passado e aos que estão aqui hoje”, concluiu. 

Entre os presentes na solenidade também estavam os ex-vereadores Ana Rossignoli, João Coteca e Júlio Obama Jr; além do representante do Encontro dos Profissionais de Educação Física de Juiz de Fora (Enproef), Carlos Alberto Camilo Nascimento; o ex-secretário de Esportes, Luizir Alberto de Souza Lima; e o diretor da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora, Jeferson Viana. 

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade