Publicada em: 26/08/2021 - 311 visualizações

Polo Regional Zona da Mata II defenderá o tema Saúde Mental dos Jovens na etapa estadual do Parlamento Jovem 2022

Polo Regional Zona da Mata II defenderá o tema Saúde Mental dos Jovens na etapa estadual do Parlamento Jovem 2022 (26/08/2021 00:00:00)
  • A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) realizou nesta quarta-feira, 25, a Oficina Remota do Polo Regional Zona da Mata II do Parlamento Jovem de Minas 2021, que reuniu estudantes, monitores e coordenadores dos PJs de Juiz de Fora, Lima Duarte e, cidade admitida recentemente, São João...
 

A oficina remota, realizada nesta quarta-feira, 25, reuniu coordenadores, monitores e estudantes de Juiz de Fora, Lima Duarte e São João Nepomuceno; dois temas foram defendidos e, após votação, apenas um segue para a discussão estadual

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) realizou nesta quarta-feira, 25, a Oficina Remota do Polo Regional Zona da Mata II do Parlamento Jovem de Minas 2021, que reuniu estudantes, monitores e coordenadores dos PJs de Juiz de Fora, Lima Duarte e, cidade admitida recentemente, São João Nepomuceno, com o objetivo de propor e votar o tema escolhido pela região e que será encaminhado para discussão e nova votação na etapa estadual. Além dos integrantes do projeto, o presidente da Câmara de Juiz de Fora, vereador Juraci Scheffer (PT), e a professora drª Christiane Jales de Paula, representante da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no programa, também participaram do encontro.

Durante a abertura da oficina, Juraci falou sobre a importância do projeto: “vejo aqui jovens comprometidos com a nossa sociedade e isso me enche de esperança e orgulho. O Parlamento Jovem é fundamental, a abertura para o debate é essencial”. O presidente da Casa Legislativa ainda destacou a necessidade de incluir mais cidades da Zona da Mata no programa, fazendo com que mais jovens possam ter a oportunidade de discutir assuntos pertinentes às suas realidades. “Na nossa região ainda faltam muitas cidades a participarem desse momento e eu, como líder da Frente Parlamentar em Prol da Educação Legislativa, reforço aqui a ideia de aderir ao projeto do Parlamento, isso é fundamental”, ressaltou ele.

Durante a discussão, os estudantes do munícipio de Juiz de Fora apresentaram e defenderam como possível tema o "Analfabetismo no Brasil", pautando os desafios da educação no país como a falta de incentivo, o baixo acesso à internet por parte da população e a desistência de alunos, principalmente durante a pandemia. Já os estudantes de Lima Duarte defenderam o tema "Saúde Mental dos Jovens frente ao Século XXI", apresentando dados relativos à ansiedade, depressão e suícidio, destacando o agravamento das doenças mentais na pandemia e a estigmatização do tópico. Por ainda estar no processo de inclusão no projeto, a cidade de São João Nepomuceno não apresentou temas, mas irá seguir fazendo parte das próximas discussões.

Após a exposição dos temas, foi feita uma votação entre os alunos e, por seis votos a cinco, o tema II, "Saúde Mental dos Jovens Frente ao Século XXI", apresentado pelo PJ de Lima Duarte, foi o escolhido para avançar para a etapa estadual e continuar sendo votado como um possível tema principal da edição de 2022 do Parlamento Jovem de Minas. Ao final da reunião, os alunos e monitores demonstraram estar abertos a diálogos saudáveis e respeitosos, parabenizando uns aos outros pelos temas propostos.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade