Publicada em: 05/08/2021 - 511 visualizações

Com projeto da Câmara, local para instalação da estátua de bronze em homenagem ao Toledinho no Estádio Municipal é definido

Com projeto da Câmara, local para instalação da estátua de bronze em homenagem ao Toledinho no Estádio Municipal é definido (05/08/2021 00:00:00)
  • Nesta quarta-feira, 4, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), vereador Juraci Scheffer (PT), esteve no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio juntamente com o vereador Pardal (PSL), o filho de Toledinho Paulo Henrique Toledo, e a assessora técnica da  CMJF Cissa Ewald,...
 

O público terá acesso ao monumento em homenagem ao maior jogador da história do Tupi, que faleceu em 2019, Moacyr Toledo; a Câmara destinou verbas de emendas parlamentares para que o Executivo contrate uma empresa para produzir a estátua de bronze

Nesta quarta-feira, 4, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), vereador Juraci Scheffer (PT), esteve no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio juntamente com o vereador Pardal (PSL), o filho de Toledinho Paulo Henrique Toledo, e a assessora técnica da  CMJF Cissa Ewald, arquiteta e urbanista, para definir o espaço mais adequado à colocação da estátua em homenagem Moacyr Toledo (Toledinho) que será instalada no local. 

“O Conselho Municipal de Desportos do Município de Juiz de Fora aprovou a instalação da estátua na entrada do estádio, na parte de dentro. Ficamos satisfeitos, porque ela estará segura, visível e acessível aos frequentadores do estádio. Essa é uma homenagem muito significativa ao nosso maior jogador de futebol da história da cidade, o Toledinho”, disse Juraci, que aproveitou o encontro e destacou que a Câmara Municipal está propiciando essa homenagem por meio das emendas direcionadas por alguns vereadores. 

O vereador Pardal destacou que “o Executivo abraçou essa causa e vamos juntos fazer essa justíssima homenagem ao nosso saudoso Moacyr Toledo, que terá no estádio o reconhecimento da cidade pelo tanto que fez pelo esporte, futebol, e a nossa cidade de Juiz de Fora”.

A arquiteta Cissa reforçou que “a nossa preocupação foi escolher um local que atenda às questões de segurança apontadas pelo Conselho Municipal de Desportos da cidade, mas que principalmente promova a valorização da estátua, como objeto de arte e, por consequência, enaltece a memória e a imagem do jogador, figura tão relevante para a nossa cidade, especialmente no âmbito do esporte. Estamos preparando o projeto da base e a infraestrutura necessária para recebê-la".

Muito emocionado com o carinho de todos, Paulo Henrique Toledo, filho de Toledinho, agradeceu a todos pelo empenho e dedicação com o monumento do pai. “O nosso objetivo é que o público em geral tenha acesso e interaja com a estátua, sendo por foto, filmagem  ou simplesmente por admiração”. Paulo Henrique contou ainda que a estátua está na fase final, com o corpo em argila no tamanho real de 1,72 já formado e esculpido e que o próximo passo é a fundição em bronze”. Ele ainda ressaltou: “eu e minha família estamos realizados com esse momento tão importante para as nossas vidas”.

Moacyr Toledo - Toledinho 

Personalidade juiz-forana de destaque no esporte, Toledinho faleceu em 2019, aos 87 anos, por insuficiência respiratória. Durante sua carreira como jogador de futebol, conquistou 31 títulos para o Tupi, jogou 565 partidas, marcando 201 gols em 20 anos de carreira entre os anos 1950 e 1970. 

Emendas 

As emendas foram direcionadas pelos vereadores Dr. Antônio Aguiar (DEM), Pardal (PSL), Marlon Siqueira (PP), Cido Reis (PSB), Vagner de Oliveira (PSB), Zé Márcio Garotinho (PV), além dos ex-vereadores André Mariano, Wanderson Castelar e Wagner do Sindicato.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade