Publicada em: 30/06/2021 - 314 visualizações
Cerca de 500 servidores do departamento já foram imunizados; projeto de lei apresentado na segunda-feira, 28, busca garantir o mesmo direito a diversas categorias de trabalhadores; a Câmara conta com três vereadores que já foram diretores do Demlurb: Juraci Scheffer, Tiago Bonecão e Marlon Siqueira
Em um esforço da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), foi garantida a imunização contra a COVID-19 para todos os servidores que atuam no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), seja na coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, seja na parte administrativa do órgão. A iniciativa foi encabeçada pelos vereadores Juraci Scheffer (PT), Tiago Bonecão (CIDADANIA) e Marlon Siqueira (PP) os quais já foram gestores do departamento, além de outros parlamentares da Casa Legislativa que protocolaram Requerimentos e projetos de lei sobre o assunto.
Foi também no plenário da Câmara Municipal, no dia 28 de maio, em reunião especial com os vereadores, que a secretária de Saúde, Ana Pimentel, anunciou o atendimento ao pleito de vacinação dos servidores da limpeza urbana. À época, o presidente Juraci Scheffer pontuou a conquista como “mais do que um justo reconhecimento mas uma necessidade urgente, visto que o Demlurb não parou de trabalhar um dia sequer desde o início da pandemia da COVID-19, em março de 2020”.
A imunização no Demlurb começou na quinta, 24, com a aplicação da vacina em 282 servidores que trabalham na coleta de lixo. A vacinação aconteceu na garagem dos caminhões coletores e atendeu motoristas e coletores de resíduos domiciliares, hospitalares, da coleta seletiva, além dos encarregados desses setores. No dia 29 foi a vez dos servidores do prédio administrativo e no dia 30 os servidores que trabalham na varrição das ruas. Até o fechamento da matéria haviam sido vacinados 487 servidores do departamento.
Novos grupos prioritários
Foi apresentado na reunião de segunda-feira, 28, e segue em tramitação na Câmara, aguardando pareceres das comissões permanentes, um projeto de lei de autoria dos vereadores Maurício Delgado (DEM), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Vagner de Oliveira (PSB) e Zé Márcio Garotinho (PV) que acrescenta dispositivos na Lei Municipal nº 14.138, de 21 de dezembro de 2020, que elenca os grupos prioritários para receber a vacinação contra a COVID-19.
O PL acrescenta 14 incisos no art.1º na busca de garantir o direito à imunização a diversas categorias de trabalhadores como os das empresas de postos de combustíveis; supermercados, hipermercados e mercados; farmácia e drogarias; call centers; comércio em geral que tenha atendimento presencial ao público; agentes públicos que atuem junto à Empav, Cesama, Demlurb e Espaço Cidadão; entre outros. Na justificativa, os autores explicam que “os grupos adicionados na alteração são de atividades que estão entre as essenciais, que nunca pararam suas atividades, e no momento encontram-se em pleno funcionamento, então, estes grupos estão mais suscetíveis à contaminação pela COVID-19” salientando também que “vacinando estes grupos de forma prioritária, diminuiremos a contaminação, bem como as hospitalizações, e assim voltaríamos mais rápido com todas as atividades”, finalizaram.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade