Publicada em: 10/05/2021 - 348 visualizações
Abertura da Semana contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, convidados apresentaram demandas e preocupações com as condições de envelhecimento na cidade
“Como é envelhecer em Juiz de Fora?” Essa foi a tônica da abertura da Semana Municipal da Pessoa Idosa neste domingo, 9, durante uma roda de conversa mediada pela jornalista Maria Judith Pozzani em programa exibido pela JFTV Câmara, canal 35.1. Na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), vereador Juraci Scheffer (PT), destacou que a estimativa de envelhecimento da população da cidade pode chegar atualmente a 20% da população, o que corresponde a uma em cada cinco pessoas. “Há a necessidade urgente de promover políticas públicas capazes de garantir acessibilidade e o transporte público de qualidade às pessoas idosas. Discutir as políticas públicas e encontrar soluções é o trabalho constante e árduo da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na CMJF”. De acordo com o último censo, de 2000 a 2010, houve um crescimento de 45% da população idosa em Juiz de Fora, chegando a 70 mil pessoas. Os cálculos atuais apontam que haja aproximadamente 91 mil idosos na cidade, dados que aguardam confirmação pelo novo censo do IBGE, ainda sem confirmação da realização pelo governo federal.
Com destaque para sua condição de idosa, a prefeita Margarida Salomão participou do evento. A gratuidade nos serviços de transporte foi um dos pontos elencados pela prefeita para garantir o deslocamento e a fruição da vida social dos idosos. “As políticas públicas brasileiras são ineficientes para lidar com a melhoria da qualidade de vida da população brasileira nas últimas décadas. A expectativa de 2021 é de, em Juiz de Fora, que os número de óbitos ultrapassem o de nascimentos devido à pandemia, o que vai levar à mudança do nosso perfil demográfico. É necessário que as pessoas que vivem mais anos vivam plenamente”.
O desconhecimento sobre envelhecer assusta, destacou a ex-vereadora Ana Rossignoli. Ela acredita que o medo que as pessoas têm de envelhecer se deve ao fato de não terem sido preparadas para um envelhecimento que chega abruptamente. “Mas principalmente porque não têm convívio social, não têm acesso a áreas de esporte, lazer, cultura e creem o envelhecimento como um isolamento dentro de casa”. Esse medo também foi abordado pelo representante do Residencial Buriti, Júlio Coelho, que relatou como o esquecimento dos familiares e a solidão são entraves e dores a muitas pessoas idosas. “O caminho para uma vida mais viva e com inserção social é, por exemplo, pela educação. Eu, idoso, faço faculdade e sigo uma vida plena”, contou.
O movimento, não apenas físico, mas também ligado às atividades intelectuais e sensoriais, também foi destacado pelo professor e ator José Luiz Ribeiro, que coordena um grupo de teatro com pessoas idosas. “Temos lives três vezes na semana falando sobre cultura, entrevistas. Há nesse momento uma possibilidade enorme para que as pessoas possam aproveitar. Além disso, os meus alunos idosos do teatro estão menos cansados que os meus alunos universitários”. José Luiz lembrou ainda que aos 80 anos tem uma vida ativa, cheio de projetos e sem muito tempo para parar.
Mas nem tudo é fácil. O conselheiro municipal da pessoa idosa (CMDPI) e diretor da Associação dos Aposentados, Maurício Nunes, apresentou algumas das condições precárias que muitos idosos enfrentam devido ao comprometimento da renda mensal em empréstimos consignados. E alertou para a necessidade de atenção das autoridades e do poder público para os excessos promovidos por instituições financeiras. “A procura no nosso departamento jurídico é enorme porque eles não conseguem arcar mais com os pagamento desses empréstimos”. Maurício criticou ainda a facilidade com que os dados de aposentados são acessados por bancos privados, “que têm lucros astronômicos em cima desses empréstimos”.
O presidente da comissão, Julinho Rossignoli (PATRIOTA), e o vereador e membro, Tiago Bonecão (CIDADANIA), lembraram o projeto de lei que cria vagas destinadas às pessoas idosas nos editais da Lei Murilo Mendes, apresentado à CMJF depois de uma demanda levantada durante as reuniões da comissão. Também fazem parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa os vereadores André Luiz (REPUBLICANOS), e Nilton Militão (PSD), além de idosos e representantes de entidades ligadas aos idosos.
Clique aqui para assistira a edição completa da Roda de Conversa.
Confira a programação completa da Semana Municipal da Pessoa Idosa 2021:
Dia 9 de maio, domingo (Dia Municipal do Idoso): Abertura - Roda de conversa: Como é envelhecer em Juiz de Fora.
Dia 10, segunda-feira: Apresentação dos idosos centenários homenageados
Dia 11, terça-feira: Palestra dr. Guilherme Côrtes (médico infectologista)
Dia 12, quarta-feira: Palestra dr. Antônio Godinho (médico geriatra)
Dia 13, quinta-feira: Vidas Idosas Importam - bate-papo com especialista
Dia 14, sexta-feira - Momento interreligioso (encerramento).
A programação prevista pode sofrer alterações. Todos os eventos serão on-line e transmitidos pela JFTV Câmara, canal 35.1
Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade