Publicada em: 16/04/2021 - 366 visualizações
Os guardas municipais trazem no vídeo uma demonstração de técnicas de defesa pessoal para proteção da mulher; a subcomandante Elaine Albuquerque orienta a realizar a denúncia de importunação sexual pelo 153 ou app Cidade Segura.
Durante a Semana de Segurança Pública 2021 da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) a JFTV Câmara vem exibindo vídeos curtos chamados de “Pílulas”, com informações importantes dos órgãos de segurança para a população. Em um cenário de violência constante contra a mulher, a Guarda Municipal apresenta no vídeo orientações para fazer a denúncia em situações de importunação sexual e, com o foco na defesa da mulher, traz dicas de técnicas de defesa pessoal em situações de violência doméstica e furtos na rua.
O guarda municipal Jonathan Messias demonstra nesse vídeo, ao lado de Conceição Medeiros, supervisora de desenvolvimento de projetos e qualificação profissional, possíveis técnicas de defesa pessoal para auxiliar na proteção das mulheres. O treinamento está suspenso por conta da pandemia, mas eles ensinam como é possível usar a mesma técnica, como uma simples rasteira e torções de braço, para diversas situações como estrangulamento, agressão por trás pelo cabelo e furto de bolsa na rua.
Já a subcomandante Elaine da Silva Albuquerque, do Subcomando da Guarda Municipal, orienta como a mulher pode proceder em situação de importunação sexual, visto que é crime tipificado na Lei 13718/2018. Qualquer pessoa pode denunciar pelo aplicativo Cidade Segura ou pelo Disque 153. Diante da denúncia a viatura será enviada até o local, com acolhimento da vítima e os relatos do fato serão encaminhados aos órgãos competentes. Saiba que o responsável pelo abuso pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.
Semana de Segurança em sua segunda edição
Criada pela Lei Municipal 13.780, apresentada pelos vereadores Sargento Mello Casal (PTB) e Cido Reis (PSB) no ano de 2018, a Semana Municipal de Segurança Pública é realizada por meio de parceria entre a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal e a Prefeitura de Juiz de Fora, por sua Secretaria de Segurança Pública (SESUC). A semana está inserida no Calendário Oficial de Eventos do município e é a segunda vez que é realizada.
Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade