Publicada em: 14/04/2021 - 426 visualizações

Semana de Segurança Pública 2021 - Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre acidentes domésticos

Semana de Segurança Pública 2021 - Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre acidentes domésticos (14/04/2021 00:00:00)
  • A programação da Semana de Segurança Pública 2021, oferecida pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), conta com a transmissão de palestras diárias elaboradas por vários órgãos de segurança pública, buscando levar informações necessárias para toda a população. Na última...
 

No segundo encontro da semana, o tenente CBMMG Eduardo Procópio apresentou estatísticas, definições e orientações para informar sobre o assunto 

A programação da Semana de Segurança Pública 2021, promovida pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) e instituições de segurança, conta com a transmissão de palestras diárias elaboradas por vários órgãos, buscando levar informações necessárias para toda a população. Na última terça-feira, 13, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) foi responsável por apresentar a primeira palestra, que abordou como tema a questão dos acidentes domésticos.

Exposta pelo tenente CBMMG Eduardo Procópio, a apresentação, que contou com estatísticas relacionadas a diversas faixas etárias, mostrou que os acidentes domésticos são a principal causa de óbito infantil até os 14 anos, embora estudos mostrem que é possível evitar 90% desses acidentes com medidas simples de prevenção. O tenente ainda lembrou que esse tipo de acidente não é caracterizado apenas por acontecer dentro das residências, ele é definido também pelos acidentes que ocorrem no entorno do local onde se vive.

Nesse sentido, foi feita uma identificação de riscos, tópico no qual as principais áreas que apresentam perigo dentro de casa, principalmente para crianças e idosos, foram expostas e diversas orientações foram compartilhadas para que eventos do tipo não aconteçam com frequência. Dentre as instruções, foram destacados ambientes como a cozinha, na qual encontram-se objetos cortantes e risco de incêndio ou queimaduras pela presença do fogão; a sala, onde os tapetes, quinas de móveis e tomadas podem ser um problema; o banheiro, no qual o piso molhado pode apresentar riscos para essas pessoas; dentre outros locais. Além disso, foi ressaltada a importância de proteger as janelas de toda a casa com grades ou redes para evitar acidentes de maior gravidade, principalmente envolvendo crianças.

Ainda foram ensinadas técnicas de primeiros socorros, mostrando o que pode ser feito para ajudar um familiar ou amigos que eventualmente venham a passar por algum acidente, como a obstrução das vias aéreas, hemorragias, queimaduras e quedas.

Para aprender os tutoriais de primeiros socorros e assistir à palestra completa no YouTube.

Semana de Segurança em sua segunda edição

Criada pela Lei Municipal 13.780, apresentada pelos vereadores Sargento Mello Casal (PTB) e Cido Reis (PSB) no ano de 2018, a Semana Municipal de Segurança Pública é realizada por meio de parceria entre a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal e a Prefeitura de Juiz de Fora, por sua Secretaria de Segurança Pública (SESUC). A semana está inserida no Calendário Oficial de Eventos do município e é a segunda vez que é realizada.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade