Publicada em: 24/03/2021 - 245 visualizações

Divisão de RH oferece treinamento a servidor recém-empossado em parceria com a Escola do Legislativo

Divisão de RH oferece treinamento a servidor recém-empossado em parceria com a Escola do Legislativo (24/03/2021 00:00:00)
  • A Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), em parceria com a Escola do Legislativo de Juiz de Fora Professor William Coury Jabour, montou um treinamento baseado nos conceitos de gestão de pessoas para receber novos servidores que venham integrar o quadro da Casa. O...
 

O objetivo é receber e instruir novos servidores sobre a estrutura, as funções e os processos da Câmara; projetos são elaborados por servidores que atuam com psicologia organizacional e gestão de RH 

A Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), em parceria com a Escola do Legislativo de Juiz de Fora Professor William Coury Jabour e a Divisão de Acompanhamento de Processo Legislativo, montou um treinamento baseado nos conceitos de gestão de pessoas para receber novos servidores que venham integrar o quadro da Casa. O conteúdo do treinamento foi elaborado por Lucas Martins, servidor que atua na área da psicologia organizacional; e Marco Antônio Fonseca, servidor da área de gestão de RH. No primeiro encontro, que aconteceu na última terça-feira, 24, foi apresentada ao servidor a estrutura organizacional da Câmara, com departamentos, setores, e como funcionam. Nos próximos dias serão apresentados o processo de avaliação e desempenho, o Sistema de Envio de Documentos (SED), e por fim o servidor terá acesso ao material confeccionado pelo RH, o qual sintetiza e exemplifica em formato de cartilha os direitos e deveres dos servidores.

Os processos de socialização são elaborados de acordo com o cargo que os recém-empossados vão ocupar, para que o novo colaborador já comece o trabalho conhecendo a estrutura da Casa e o papel que se espera dele. O psicólogo organizacional da Câmara, Lucas Martins, contou que há diretrizes científicas para configurar um processo de socialização e que o desafio foi adaptar o programa ao momento atual. “Em parceria com a Escola e a Divisão de Acompanhamento de Processo Legislativo, criamos juntos um sistema de socialização 100% on-line, sem contato físico e no intuito de que o Tiago seja bem recebido, mas que acima de tudo ele se sinta bem e isso se traduza em bons resultados para a Câmara”, contou. 

Já o servidor que trabalha com a gestão do RH, Marco Antônio Fonseca, destacou que a ideia é aprimorar os processos do RH, e dentro disso está esse processo de socialização. O servidor recém empossado, Tiago Ribeiro, ficará lotado na Divisão de Arquivo e Registros Processuais e já trabalhava na Prefeitura há alguns anos. No treinamento, contou que a expectativa é de dar o seu melhor. “Sempre trabalhei de forma presencial, mas a realidade hoje já está mudando para outra sistemática, com tudo on-line, estou ansioso”, finalizou.

Para o coordenador da Escola, Sérgio Loures, a capacitação facilita a adaptação do novo servidor e é uma iniciativa que, ao oferecer um treinamento estruturado, aprimora a gestão de pessoas no serviço público. "Faz parte de uma mudança importante na medida em que temos hoje dois profissionais trabalhando com gestão de pessoas. Temos um departamento de pessoal, mas nunca tivemos dentro do setor de Recursos Humanos um subsetor que cuidasse especificamente dessa questão.”

 

Mais informações: 3313-4734/ 4941 - Assessoria de Imprensa

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade