Publicada em: 06/08/2007 - 200 visualizações

Câmara assina convênio pela preservação do acervo de Dormevilly Nóbrega

Câmara assina convênio pela preservação do acervo de Dormevilly Nóbrega (06/08/2007 00:00:00)
 

Câmara assina convênio pela preservação do acervo de Dormevilly Nóbrega

       A Câmara Municipal foi representada pelo presidente, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), e o vereador Flávio Cheker (PT) no convênio entre a UFJF e a família do jornalista Dormevilly Nóbrega, com a interveniência da Casa. O dispositivo visa a transferência temporária do acervo da antiga residência do historiador, no bairro JK, para as dependências da universidade, onde será inventariado, classificado, catalogado e avaliado. Cheker considerou o fato uma grande conquista para Juiz de Fora, uma vez que o historiador, morto em 2003, mantinha um acervo com mais de dez mil exemplares, muitos deles sobre a história da cidade.
        No convênio, a Câmara se compromete a prestar apoio logístico ao desenvolvimento de todas as etapas do processo e indicar um representante para acompanhar os trabalhos.
       Há anos, Cheker vem realizando gestões para a preservação do arquivo. Em 2000, o vereador apresentou e o Legislativo aprovou requerimento solicitando a organização de três acervos particulares, entre os quais o de Dormevilly. Além disso, foi autor de várias audiências públicas realizadas na Câmara, oportunidade em que a importância do material para a cidade foi ressaltada, assim como a sua preservação pelo Município, desejo manifestado por Dormevilly.
        Além de historiador, ele fundou o Museu da Imagem e do Som. Escreveu mais de dez livros com poesias, poemas, crônicas históricas e artigos. Trabalhou na Gazeta Comercial, Diário Mercantil e na Revista Marília. Foi correspondente no Rio, São Paulo e Recife. Dormevilly atuou como diretor geral do Legislativo por mais de 20 anos. Da Casa, recebeu os títulos de Cidadão Honorário e Benemérito de Juiz de Fora, além da Medalha do Sesquicentenário da Câmara.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade