Publicada em: 03/11/2005 - 365 visualizações

Vereador quer fiscalização de área de entorno do Poço D’Anta

Vereador quer fiscalização de área de entorno do Poço D’Anta (03/11/2005 00:00:00)
  • Vereador quer fiscalização de área de entorno do Poço D’Anta        “O Poço D”Anta pede ajuda e cabe a nós, legisladores, tentar salvá-lo”. O vereador Pardal (PTB) está preocupado com a preservação de uma das áreas de reserva ecológica de maior...
 

Vereador quer fiscalização de área de entorno do Poço D’Anta

       “O Poço D”Anta pede ajuda e cabe a nós, legisladores, tentar salvá-lo”. O vereador Pardal (PTB) está preocupado com a preservação de uma das áreas de reserva ecológica de maior importância do país. Ele apresentou requerimento solicitando ao prefeito Alberto Bejani (PTB) intervenção pública, com o intuito de regular, disciplinar e coibir o intenso processo de ocupação irregular nas áreas do entorno da reserva. “Uma área de extrema importância, que serve de estudo para biólogos, ecologistas e ambientalistas de todo o mundo. O Poço D’Anta merece atenção das autoridades”, disse.
       
       O requerimento foi motivado pelo pedido da Comissão de Urbanismo, Transporte, Trânsito e Meio Ambiente, em face de sugestões da Comissão Organizadora do II Seminário Municipal de Preservação da Reserva Biológica Municipal do Poço D`Anta.
       
       De acordo com a matéria, existem vestígios de ocupação na região noroeste da reserva, em áreas limítrofes com propriedades particulares e em locais de extensão do bairro Linhares, conhecidos como Mina de Caolim e Torre da Embratel. Na região oeste, o problema esta na extensão dos bairros JK, Jardim da Lua e Bosque dos Pinheiros.
       
       A Reserva Biológica do Poço D’Anta foi criada em 21 de setembro de 1982, através do decreto 2794. De acordo com a Lei Orgânica municipal, é instituída como unidade destinada à preservação e proteção de recursos naturais. No local, existem 18 nascentes que formam o Córrego das Antas, servindo de mananciais que abastecem bairros da Zona Leste de Juiz de Fora. A área possui 277 hectares, formada pela Mata Atlântica.
       
       “Os especialistas alertam: Grande parte do entorno está sendo devastado devido à falta de fiscalização, queimadas florestais, exploração e caça clandestina aliados, à ausência de projetos de conservação, proteção e educação ambiental. É por isso que chamo a atenção para um assunto de extrema importância, a proteção dessa rica reserva”,afirmou Pardal.
       
       Assinam também o requerimento os vereadores Paulo Rogério dos Santos (PMDB), idealizador do II Seminário Municipal de Preservação da Reserva Biológica do Poço D’Anta, e João do Joaninho (PTB), presidente da Comissão de Urbanismo.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade