|
Grupos de trabalho encaminham gestão da Usina de Triagem e educação ambiental
O grupo de trabalho formado por representantes dos catadores de papel, entidades representativas dos trabalhadores, Prefeitura e Câmara Municipal, representada pelo vereador Flávio Cheker (PT), se subdividiu para tratar de questões de interesse imediato, de médio e longo prazos relacionadas à reciclagem. A idéia de buscar um aproveitamento maior na realização das atividades, de forma a obter ganhos em todas as frentes. A decisão foi anunciada na reunião que aconteceu hoje (31/07), no Palácio Barbosa Lima.
Um grupo ficou responsável pelo debate em torno de gestão da Usina de Triagem de Santa Cruz. Conforme anúncio feito pelo secretário de Política Social, Rogério Ghedin, a Prefeitura vai repassar o controle aos catadores de papel.
Outro grupo estará voltado para ações visando a educação ambiental. Seus integrantes serão responsáveis pela discussão ampla sobre material reciclado.
Mais um grupo, denominado de sensibilização, foi formado tendo por meta mobilizar e organizar os catadores para o Fórum Lixo e Cidadania, previsto para outubro.
A presença de um representante do Banco do Brasil foi uma novidade na reunião. O BB mostra-se disposto a operar como parceiro tanto na preparação do fórum quanto na montagem da cooperativa de recicladores.
A exemplo do que ocorreu nas duas primeiras reuniões de trabalho, os catadores voltaram a reclamar da mudança de horário da coleta de papel no Centro. A Prefeitura está cumprindo o Código de Posturas, o que reduziu o tempo para realizarem seu trabalho. A próxima reunião foi marcada para 15 de agosto, às 10h, na Câmara Municipal.
|