|
Sindicomércio e AMAV participam de Tribuna Livre na Câmara A Câmara Municipal abriu na Tribuna Livre a palavra ao presidente do Sindicomércio de Juiz de Fora, Emerson Beloti de Souza e para a Associação Minas Audiovisual (AMAV), com o orador Wilton José de Araújo. Ele falou sobre as razões para oficializar o dia 5 de setembro como um marco histórico da Primeira Iluminação Pública Hidrelétrica da América do Sul e o reconhecimento oficial de Bernardo Mascarenhas.
O presidente do Sidicomércio informou aos vereadores que existe um impasse entre a classe patronal e o Sindicato dos Comerciários, sobre os valores acordados para o trabalho aos domingos no Independência Shopping. “Aqui em Juiz de Fora, em função do Código de Posturas, temos uma situação inusitada. Não existe instancia superior para decidir os impasses, em toda discussão é o Sindicato dos Comerciários que funciona como juiz. Mas tenho certeza que a Câmara tem condições de rever essa situação”, falou Emerson Beloti.
O presidente do Sindicomércio ainda explicou que em Juiz de Fora não existe horário pré-determinado para o funcionamento do comércio, mas sim, uma tradição, e que todas as tentativas de negociação sob esse aspecto são embargadas pelo sindicato dos comerciários. “O comércio em Juiz de Fora há muito vem sentindo o impacto de não abrir aos sábados após as 14 horas. São mais de 18 mil empregados e poderiam ser abertos mais postos de trabalhos. Por isso, a necessidade de revisão do Código de Posturas”, disse Beloti.
Os vereadores José Sóter Figueirôa (PMDB) e Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal – PTB) disseram que a situação ideal seria sempre o consenso entre as partes, mas como isso não é possível, eles sugeriram que o Sindcomércio envie uma proposta de emenda ao Código de Posturas para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara, para que seja examinada e posteriormente, se for viável, votada pela Casa. |