|
Juiz de Fora terá abertura oficial do Natal na 2ª sexta-feira de dezembro
Sonho de Mudança! Juiz de Fora, a Princesa de Minas, deve fazer jus ao título recebido há muitos anos. Esse status é homenageado nas estrofes do hino da cidade. Ao participar da mais bela festa natalina que já assisti até hoje, promovida pela Prefeitura Municipal, vislumbrei a possibilidade de Juiz de Fora galgar novos horizontes, sempre com a ajuda do prefeito e de nossa primeira dama. Essa foi uma das justificativas apresentadas pela vereadora segunda vice-presidenta da Mesa Diretora, Rose França (PTB), para a criação da lei nº11213, sancionada pelo Executivo e que institui a segunda sexta-feira do mês de dezembro como o dia oficial da abertura do Natal.
No mesmo dia, será promovida pela Associação de Apoio Comunitário - AMAC -, a Cantata de Natal, evento que dará início à programação de final de ano da Prefeitura, implementando sua política de assistência social. O coral da Associação faz parte do projeto Descobrindo a Música e é composto por crianças atendidas nos Curumins de diversas regiões de Juiz de Fora.
Rose França acrescenta que o objetivo da lei também é incentivar a cultura, o comércio e o turismo na cidade. O Coral, composto por crianças das escolas públicas, caracteriza o empenho delas em aprender música e a cantar para um grande número de pessoas. Muitas crianças, tímidas, que se sentem excluídas, podem mostrar seu valor. Isso não tem preço, traz dignidade.
De acordo com a vereadora, o projeto de sua autoria, tornou-se uma lei muito importante para o município. Além de todos os benefícios já mencionados, nossos moradores e os das cidades vizinhas vão poder desfrutar de um bem que antes só existia nas capitais, porém tornou-se realidade em Juiz de Fora, afirmou Rose França.
Rose França homenageia ex-vereadoras
A vereadora 2ª vice-presidenta da Câmara, Rose França (PTB), apresentou requerimento à Mesa Diretora solicitando a criação de uma galeria com as fotos de todas as ex-vereadoras que exerceram mandato na Câmara Municipal de Juiz de Fora.
Pretendemos prestar justa homenagem às mulheres que se destacaram na vida pública de Juiz de Fora e se empenharam em exercer com dignidade o cargo de vereadoras na nossa cidade. Muitas delas, a população sequer conhece e são mulheres guerreiras, valentes que enfrentaram todos os obstáculos para conquistar seus objetivos: servir o povo com dignidade e respeito, diz Rose França.
A vereadora ainda acrescenta que algumas dessas mulheres foram vítimas de perseguições políticas e pessoais, muitas abandonando a vida pública mas sempre atentas politicamente.
Tive a idéia de fazer a homenagem quando conheci a nossa primeira vereadora, Vera Faria. O encontro me emocionou, quando pude perceber o quanto nossa política ainda é machista, pois sequer esta grande mulher é conhecida em nossa cidade, especialmente pelos jovens, que merecem saber o quanto as nossas mulheres, especialmente as primeiras vereadoras, lutaram e são importantes para o engrandecimento da democracia e pela inclusão da mulher na política em Juiz de Fora, afirma Rose França.
Veja abaixo quem são elas:
• De 1964 a 1968 - Vera Faria de Medeiros Ribeiro
• De 1972 a 1974 - Helena Bitencourt
• De 1977 a 1984 - Raquel Scarlatelli e Maria Luiza de Oliveira Moraes
• De 1985 a 1992 - Márcia Regina de Oliveira Bejani, Maria Aparecida Louzada e Maria Luiza de Oliveira Moraes
• De 1993 a 1996 - Maria Luiza de Oliveira Moraes
• De 1997 a 2000 - Sueli Reis de Souza
• De 2002 a 2004 - Nair Guedes
Atualmente a única mulher a exercer o mandato na Câmara, ocupando o cargo de 2ª vice-presidenta da Mesa Diretora é a vereadora proponente do requerimento, Rose França.
|