Publicada em: 29/08/2007 - 180 visualizações

José Emanuel apresenta projeto que incentiva doações de sangue na cidade

José Emanuel apresenta projeto que incentiva doações de sangue na cidade (29/08/2007 00:00:00)
 

José Emanuel apresenta projeto que incentiva doações de sangue na cidade

       Incentivar a doação de sangue é a meta do projeto de lei apresentado pelo vereador José Emanuel Esteves (PMN). O tema tem preocupado o legislador, que freqüentemente se depara com pedidos de socorro de entidades que estocam o material. “O número de doadores de sangue no Brasil ainda é inexpressivo. Somente 2% dos brasileiros realizam esse ato por ano, o que acaba se transformando num desafio para os administrados públicos”, disse.
       O projeto prevê descontos de 50% na compra de convites e entradas em todos os pontos turísticos, lazer, esportivo e cultural nos quais o poder público municipal tenha participação, ou que sejam mantidos por ele. Cada doador só terá que apresentar, no ato da compra do ingresso, a carteira vitalícia do Hemominas, de acordo com o regulamento da entidade. “É importante que a validade seja renovada a cada doação”, explicou o legislador.
       Dados do Ministério da Saúde mostram que o país necessita, diariamente, de seis mil bolsas de sangue, o que não é alcançado, comprometendo a manutenção do estoque em hospitais e entidades como o Hemominas. O comércio de sangue no Brasil foi proibido em 1980. Desde então, a única forma de conseguir transfusão é por meio de doações. José Emanuel defende o dispositivo alegando que não haverão gastos para os cofres públicos e ainda, estará estimulando, também, a cultura e o lazer em Juiz de Fora. “Doar sangue é um ato de cidadania e solidariedade e pode salvar vidas. É nosso dever incentivar ações que promovam o bem estar e a saúde da sociedade”, concluiu.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade