Publicada em: 29/08/2006 - 290 visualizações

Câmara vota criação da guarda municipal

Câmara vota criação da guarda municipal (29/08/2006 00:00:00)
 

Câmara vota criação da guarda municipal

       A Câmara Municipal aprovou hoje (29/08) a Mensagem 3532 que trata da estrutura organizacional e da criação da classe da Guarda Municipal em Juiz de Fora. O projeto foi aprovado com emenda do vereador Rodrigo Mattos (PSDB) que aumenta o contingente feminino de 10% para, no mínimo, 20%.
       A votação foi precedida por uma ampla audiência pública, realizada na véspera a pedido do vereador Antônio Jorge (PSDB), que teve o uso ou não do armamento como eixo da discussão. Com a matéria em pauta, a maioria dos vereadores opinou pela Guarda com porte de arma, em conformidade com o estatuto do desarmamento. A Mensagem deve ser sancionada pelo Executivo nos próximos dias. A partir daí, o prefeito terá prazo de 60 dias para regulamentá-la.
        A corporação, que iniciará suas atividades com um efetivo de cem integrantes, será implantada gradativamente e integrará a estrutura organizacional da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. A ela caberá a proteção e vigilância do meio ambiente e dos bens, serviços, instalações, próprios e autoridades do município. A guarda também colaborará com as Polícias Civil e Militar em políticas de segurança pública e trânsito.
        A seleção dos integrantes se dará através de concurso público, a ser aberto pela Prefeitura. Os candidatos vão passar por teste físico, avaliação psicológica e treinamento específico de, pelo menos, 120 dias. A figura do ouvidor da Guarda Municipal também está sendo criada para facilitar e agilizar respostas às reclamações que venham a ser feitas.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade