Publicada em: 29/05/2008 - 177 visualizações

Projeto quer escolas com mobiliário adaptado

Projeto quer escolas com mobiliário adaptado (29/05/2008 00:00:00)
 

Projeto quer escolas com mobiliário adaptado

       Todas as escolas terão que manter a quantidade de carteiras adaptadas necessárias para atender o número de estudantes com deficiência física matriculados. A proposta, do vereador João Batista de Oliveira (João de Deus – PMDB), está em tramitação na Câmara Municipal.
       
        As carteiras devem ser desenhadas conforme orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) e do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).
       
        A expectativa de João de Deus é pela aprovação da matéria em plenário seguida da sanção do Executivo. Quando isso ocorrer, os estabelecimentos terão 90 dias para tomar as providências necessárias.
       
        O sistema educacional brasileiro passa por um processo de transformação com o aumento progressivo no número de matrículas de estudantes com deficiência. Esse fenômeno exige, segundo João de Deus, medidas ativas e políticas públicas para garantir a igualdade social.
       
        “Nas carteiras escolas inclusivas, os alunos terão melhor posicionamento, estabilidade e segurança intelectual na realização de suas tarefas. A medida possibilitará o resgate da auto-estima do aluno e lhe proporcionará mais autonomia em sala de aula,” argumentou.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade