Publicada em: 29/01/2008 - 195 visualizações

Oliveira Tresse quer vacinação contra gripe para motoristas e trocadores

Oliveira Tresse quer vacinação contra gripe para motoristas e trocadores (29/01/2008 00:00:00)
 

Oliveira Tresse quer vacinação contra gripe para motoristas e trocadores

       “O período das chuvas, o calor excessivo e a aglomeração de pessoas num mesmo espaço físico são fatores determinantes para a ploriferação dos vírus causadores das gripes. Nesse caso, a proteção para os profissionais que trabalham nesses locais é uma questão de saúde pública”. A justificativa é do vereador Oliveira Tresse (PCdoB) que apresentou requerimento solicitando à Secretaria de Saúde a viabilização de vacinas contra a gripe para todos os motoristas e trocadores de ônibus, do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora.
       
       Oliveira explica que a medida irá beneficiar os trabalhadores das oito empresas de transporte coletivo da cidade. “Estamos preocupados com essas pessoas que passam boa parte do seu tempo dentro dos veículos sem qualquer tipo de proteção extra contra doenças”.
       
       De acordo com dados do Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. Ela leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os técnicos do ministério lembram que a medicação não causa reações, salvo os casos de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que o medicamento é produzido em embriões de galinha.
       
       No ano passado, o país superou a meta e vacinou 83,9% da população com mais de 60 anos, conquistando uma das melhores coberturas vacinais em todo o mundo. Estimativas de estudos internacionais indicam que a vacina contra a gripe provoca redução da mortalidade em até 50% entre a população idosa.
       
       “Tendo em vista o fato de que os motoristas e os trocadores têm grande contato com a população em geral, podem se tornar fonte de propagação do vírus ou vítimas em potencial das gripes”, disse Oliveira. O legislador ainda explica que as escalas de trabalho, muitas vezes, exigem do trabalhador a sua manutenção no serviço em horário considerado noturno, expondo-os a condições climáticas adversas, facilitando o processo patológico.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade