Câmara leva inclusão social às escolas A Câmara Municipal de Juiz de Fora, através do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), começa a desenvolver um projeto com a presença do pedagogo Fludualdo Talis de Paula. O especialista em educação estará, a partir da próxima semana, visitando escolas públicas municipais levando informações sobre convivência no dia-a-dia com portadores de deficiência.
O presidente do Legislativo, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), enfatiza que o investimento em cidadania é uma das prioridades da atual Mesa Diretora, adiantando que também os funcionários estão sendo aprimorados no trabalho com a diversidade. O coordenador do CAC, Plínio Mansur, cita como “objetivo principal a reflexão e fomentação para as políticas públicas com respeito às diferenças”.
O projeto terá início pela Escola Municipal Tereza Falci, de Santa Lúcia, na manhã da próxima quarta-feira (05/10). A escolha não ocorreu por acaso. O estabelecimento de ensino está com um deficiente visual no pré-escolar. Acompanhado de mais dois funcionários do CAC, Gilmara Mariosa e Hely Manoel, Fludualdo iniciará os trabalhos em duas turmas.
Através de dinâmica, os estudantes vão conhecer as dificuldades enfrentadas e a melhor forma de superá-las. Para saber como se sente uma pessoa com paralisia cerebral, Fludualdo pedirá que sejam realizadas algumas atividades com o uso de luvas. Os obstáculos aos cegos, serão conhecidos com a utilização de uma venda nos olhos. Já para exemplificar empecilhos existentes para os deficientes auditivos, será feita a leitura labial de um texto.
“A opção por iniciar o trabalho junto às crianças se deu por elas serem reprodutoras de conhecimento na família,” afirma. O pedagogo está convencido de que o aprender brincando traz melhores resultados
|