|
Marcelo Infante Vieira recebe título de cidadão honorário Pioneiro na oftalmologia brasileira, o médico Marcelo Infante Vieira recebe título de cidadania honorária de Juiz de Fora em solenidade amanhã (29/05), às 19h30, no plenário da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Eduardo Novy (PSC).
Natural de São João Nepomuceno, Marcelo Infante Vieira é formado pela Faculdade de Medicina de Juiz de Fora. Em São Paulo, para onde seguiu, atuou junto ao Hospital das Clínicas e foi convidado para ser o primeiro assistente da maior clínica de oftalmologia de Londrina, Paraná. Ali participou de cirurgias experimentais, como transplante de córneas.
O seu retorno a Juiz de Fora acontece em 1967. Na cidade, ele monta um completo serviço em sua especialidade, tornando-se pioneiro em cirurgias de estrabismo, usando técnicas inéditas.
Sua carreira tem grande projeção da partir de 1982. Nesse ano, participa de um encontro com médicos brasileiros e americanos no Hospital São José, Humaitá, Rio de Janeiro, que resultou em cirurgias de miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Marcelo Infante Vieira monta uma clínica no Centro de JF e, junto com assistentes, dá início à história da cirurgia refrativa em Minas. Mais de 2 mil pacientes já se submeteram ao procedimento.
Ele também participou de trabalhos e atividades no Departamento de Oftalmologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora e ministrou aulas na UFJF. |