Publicada em: 28/01/2008 - 203 visualizações

Câmara incentiva doação de sangue

Câmara incentiva doação de sangue (28/01/2008 00:00:00)
 

Câmara incentiva doação de sangue

       As férias são um período de queda na coleta de sangue, o que leva os Hemocentros, como o de Juiz de Fora, a desenvolverem campanhas de incentivo dirigidas aos já cadastrados e a novos doadores. A Câmara Municipal faz a sua parte através de leis, como a de autoria do vereador Isauro Calais (PMN), que concede ao servidor municipal, seja da administração direta, indireta ou do Legislativo, a dispensa do trabalho no dia em que realizar a doação. O benefício, em vigor desde outubro de 2002, ocorre mediante apresentação de atestado, fornecido por instituição credenciada.
       
        O vereador José Emanuel (PSC) encontrou outra forma de incentivo. É dele projeto de lei, em tramitação na Câmara, concedendo aos doadores de sangue 50% de desconto em todos os pontos turísticos, de lazer, esportivos e culturais mantidos ou que tenham a participação do poder público municipal. O beneficiário, por sua vez, deve se manter cadastrado, de acordo com regulamento do Hemominas, e portar carteira de doador vitalícia.
       
        Cada unidade de saúde do município deve dispor de um centro de coleta de sangue e hemoderivados. A proposta da vereadora Rose França (PSC), também em tramitação nas comissões técnicas da Câmara, quer facilitar as doações, ampliando o número de postos de coleta.
       
        Pela proposta, as unidades oferecerão o serviço permanentemente e em horários acessíveis. A Prefeitura é autorizada a firmar convênios com hospitais para viabilizar a instalação dos centros de coleta como contrapartida ao recebimento da doação.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade