|
CPI reitera convocação a empresário A reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal foi iniciada hoje (03/06) com a leitura da liminar expedida pelo Tribunal de Justiça em favor de Francisco José de Carvalho Carapinha. No documento, o empresário alega que a sua convocação para prestar depoimento não informa expressamente a condição sob a qual será ouvido. O pedido foi feito inicialmente à 3ª Vara Criminal em Juiz de Fora, onde foi negado pelo juiz Winston Churchill. A decisão levou o empresário a recorrer à instância superior, onde conseguiu resultado favorável. Por volta das 4 da manhã, foi conhecida a decisão do desembargador Eli Lucas de Mendonça. Diante disso, a comissão renovou a convocação, deixando claro que seu pronunciamento se dará como testemunha.
O presidente da CPI, Isauro Calais (PMN), esclareceu que todas as convocações se deram na mesma condição, incluindo a do procurador geral do município, Leon Gilson, e a do advogado Luís Carlos Mazócoli. Ele ainda adiantou que o depoimento do advogado Marcelo Abadalla, previsto para amanhã (04/06), às 14h, foi cancelado. A Polícia Federal entende ser necessária a manutenção do sigilo de algumas informações por enquanto. Abadalla é apontado como comprador da Fazenda Liberdade, do prefeito Alberto Bejani. Apesar disso, a reunião da CPI, prevista para o mesmo horário, está mantida.
Em função de informações divulgadas por um jornal da cidade sobre a compra da casa do Aeroporto, a CPI decidiu solicitar cópias da escritura pública de compra e venda em favor da primeira dama, Vanessa Bejani, além de convocar o advogado responsável pelo inventário, Francisco José Ferreira Neto. Marco Antônio Rodrigues de Oliveira, que teria feito viagens com o prefeito, é outro nome citado para depoimento.
O detalhamento de informações continua sendo buscado. A CPI insiste na prestação de contas dos cartões corporativos. Foram feitos saques de R$ 140 mil e comprovado o uso de R$ 6 mil. Por isso, dois requerimentos serão enviados à Prefeitura, um solicitando prestação de contas dos saques em dinheiro com as notas referentes a cada um e outro checando reuniões formais das quais o Executivo teria participado com o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro; o vice-governador Antônio Anastasia e o ex-ministro Walfrido dos Mares Guia.
A propriedade dos veículos placa LNV- 0507 e LNS-9013 também será buscada, uma vez que foram registrados gastos do cartão corporativo com esses carros. A propriedade da moto apreendida no dia da Operação Pasárgada também será pesquisada.
Calendário de depoimentos
05/06 – quinta-feira – 10h – Arlindo Geraldo Nogueira de Carvalho, comprador da casa do prefeito no Recanto dos Lagos;
06/06 – sexta-feira – 10h – Joaquim Tarcísio, vinculado ao setor financeiro da Cesama;
06/06 – sexta-feira – 10h – José Carlos Righetti, que já trabalhou na Cesama;
12/06 – quinta-feira – 10h – José Alvarez de Souza, apontado como proprietário do caminhão Volkswagem, apreendido na Fazenda Liberdade;
12/06 – quinta-feira – 14h – Francisco José de Carvalho Caparinha, empresário e patrão de José Alvarez de Souza. |