Publicada em: 25/02/2008 - 213 visualizações

Audiência pública discute problema dos animais de rua em Juiz de Fora

Audiência pública discute problema dos animais de rua em Juiz de Fora (25/02/2008 00:00:00)
 

Audiência pública discute problema dos animais de rua em Juiz de Fora

       Durante audiência pública realizada na Câmara a pedido do vereador Eduardo Novy (PSC) para discutir os problemas pelos animais de rua em Juiz de Fora, especialmente o controle populacional de cães e gatos se formou uma comissão de trabalhos para definir uma solução do problema no prazo máximo de 30 dias.
       O grupo de trabalho é composto pela comissão permanente de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor da Câmara, presidida por Eduardo Novy e que tem como membros os vereadores José Emanuel (PSC) e Eduardo de Freitas (PDT), representantes do Executivo, ONGs de defesa dos animais e os veterinários José Carlos Monteiro Netto da Associação de Médicos Veterinários da Zona da Mata e Leonardo Rodrigo de Lima da do Hospital Veterinário Estrada Real e responsável pelo Programa de Controle Animal de Goiana.
       Eduardo Novy que também é médico veterinário se disse preocupado com a situação dos animais de rua em Juiz de Fora, que não se trata apenas de abandono, mas é um problema de saúde pública. “Além de cães e gatos temos também animais de grande porte solto nas vias. O problema já é crônico na cidade. Precisamos desenvolver políticas de posse responsável de animais. Sugiro também a implantação de um Centro de Controle de Zoonoses que trate os animais evitando a proliferação de doenças como leishimaniose e febre maculosa, fazendo ainda a castração dos animais”, afirmou.
       Com o plenário lotado, diversas pessoas se manifestaram para denunciar a situação crítica do excesso de animais nas ruas e do canil municipal. O veterinário Leonardo Lima falou sobre o programa desenvolvido na cidade de Goianá e explicou que é baseado em quatro itens: a castração, lei de posse responsável, neutralização de risco de doenças e conscientização da população.
       O subsecretário de Atenção Básica à Saúde, José Geraldo Oliveira, afirmou que o problema é complexo e que sua solução não pode ficar restrita apenas ao Poder Público e ao Executivo. “É preciso uma mudança de hábitos e de cultura da população. Há ainda a necessidade de um trabalho de conscientização envolvendo crianças e escolas para que levem até seus pais o diálogo sobre a necessidade de respeitar os animais”, falou.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade