|
Cheker apóia fórum para discutir situação de catadores de papel
O Fórum Lixo e Cidadania deve ocorrer em outubro. Para organizar o evento foi formada uma comissão com cinco representantes dos catadores de papel, cinco de entidades representativas dos trabalhadores e igual número do Poder Público. O vereador Flávio Cheker (PT) participa pela Câmara Municipal. O primeiro encontro de trabalho acontece em uma semana, na próxima terça-feira (31/07), às 9h30, na Sala Waldir Mazzócoli, Palácio Barbosa Lima. Através do secretário de Política Social, Rogério Ghedin, a Prefeitura anunciou a destinação de R$ 50 mil para o evento.
Essas deliberações foram tiradas hoje (24/07) em reunião, hoje (24/07) quando os diversos setores envolvidos deram continuidade à discussão em torno da proposta da Prefeitura de repassar aos catadores o controle da Usina de Triagem, instalada em Santa Cruz.
Questionamentos foram feitos como número de caminhões necessários para o transporte do papel. O representante do Demlurb, Marco Aurélio, admitiu a destinação de mais veículos à medida em que haja aumento da produtividade.
Os catadores voltaram a se mostrar apreensivos com a mudança no horário de coleta no Centro, a partir da aplicação do Código de Posturas. Segundo eles, o tempo foi reduzido, o que tem provocado correria e até mesmo venda do papel pelos comerciantes diretamente para os depósitos.
Flávio Cheker considera possível compatibilizar a aplicação da lei com as necessidades dos catadores e invocou o poder público a um esforço nesse sentido. Alexandra Rossi, da Amac, informou sobre uma reunião em 26/07, quinta-feira, às 15h, no 7º andar do prédio onde o órgão funciona. Além dos trabalhadores, estarão presentes representantes da Amac, SPU, Demlurb, Gettran e dos lojistas.
|