Publicada em: 22/06/2007 - 200 visualizações

Vereadores discutem reforma política

Vereadores discutem reforma política (22/06/2007 00:00:00)
 

Vereadores discutem reforma política

       A Câmara discutiu na tarde de hoje, 21/06, a reforma política que está em tramitação no Congresso Nacional. A audiência pública aconteceu atendendo a pedido do vereador José Sóter Figueirôa (PMDB) e teve como principais debatedores o presidente do PPS, Roberto Freire e o deputado estadual pelo PSDB, Lafayette Andrada. A palavra foi franqueada ao público que pôde fazer perguntas e expor suas opiniões aos convidados.
       Abrir espaço para a comunidade acadêmica, sociedade civil organizada, lideranças políticas e população falarem sobre os principais temas das reformas, como fidelidade partidária, financiamento público de campanha, voto distrital e cláusula de barreira. “É muito importante saber o que pensam esses setores da população e as conseqüências da reforma para o país e nossa cidade”, disse Figueirôa.
       O presidente do PPS, Roberto Freire, ressaltou a importância da realização da audiência pela Câmara Municipal. “É a primeira vez que participo de um debate como esse, com esse nível de discussão. Foi um bom momento que eu vivi. A solução para os problemas do Brasil passa por iniciativas como essa, promovida pela Câmara. Quero ressaltar que as posições apresentadas pelo público me trouxeram a comprovação de que o Brasil está vivendo profunda crise política e a cidadania mostra um grave nível de indignação com a atividade política”, afirmou.
       Mostrando a necessidade de reformas, Roberto Freire ainda declarou que a reforma, que se arrasta há mais de 13 anos no Congresso, é criticável em alguns pontos, mas necessária. “A desmoralização da política não tem a ver só com os políticos, mas com o sistema que os colocou no poder”, concluiu Freire que se posiciona em favor de quase todos os pontos da reforma, à exceção da fidelidade partidária. “É uma aberração imposta pela ditadura militar”, disse.
       O deputado estadual Lafayette Andrada considerou que atualmente o homem público muitas vezes se constrange de assumir a posição de político. “Porque ter um cargo eletivo tornou-se sinônimo de corrupção”, afirmou enquanto defendia a reforma política e o parlamentarismo. “É a chance que população tem de afastar o governante que não está dando certo. É a possibilidade de nova escolha em tempo de evitar problemas mais graves”.
       Ao final do encontro o vereador Figueirôa pediu que a Mesa Diretora enviasse o material da audiência pública ao Congresso Nacional. “É a nossa forma de contribuir para o debate sobre um tema tão relevante para o país, o que eu considero como a primeira das reformas. Sei que a Reforma Política não é o remédio para todos os males do Brasil, mas a solução para eles passa pela reforma”, concluiu.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade