Publicada em: 21/03/2008 - 224 visualizações

Ministério da Saúde vem a JF - Vereador articula reabertura da Casa do Parto

Ministério da Saúde vem a JF - Vereador articula reabertura da Casa do Parto (21/03/2008 00:00:00)
 

Ministério da Saúde vem a JF - Vereador articula reabertura da Casa do Parto

       O coordenador do Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal do Ministério da Saúde, Adson Roberto França Santos, estará em Juiz de Fora em 7 de abril para participar de uma reunião com o grupo de Defesa da Casa do Parto da UFJF. A reunião integra o movimento, encabeçado pelo vereador Flávio Cheker (PT), para a reativação das atividades da Casa.
       
        O coordenador, cuja vinda foi articulada por Cheker, virá acompanhado por Regina Viola, coordenadora da Saúde da Mulher; Elsa Giugliane, da Saúde da Criança, e Thereza Delamare, da Saúde do Adolescente. São esperados ainda profissionais, usuários e entidades representativas da sociedade. O encontro acontece na Câmara Municipal – Sala Asa Delta – a partir das 15h.
       
       A unidade da Federal de Juiz de Fora está aberta, porém os partos foram interrompidos. Essa situação é inaceitável, afirma Cheker, defensor da humanização dos partos e a conseqüente redução da mortalidade materna na cidade.
       
       Por iniciativa do vereador, foi realizada audiência pública, na Câmara Municipal, para tratar do assunto em 9 de janeiro deste ano, quando usaram a palavra Terezinha da Costa, coordenadora da Casa do Parto; Eleanor Madruga Luzes, médica-PHD em Ciência do Início da Vida, e Rosana Paes, do Conselho Regional de Enfermagem, entre outros.
       
       A Casa do Parto foi criada em 1999. Acompanha as gestantes integralmente, antes e depois do nascimento do bebê, oferecendo um ambiente seguro e tranqüilo, conforme orientações da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasco). Além disso, Cheker enfatiza que “toda mulher tem direito de escolher como quer dar a luz. Trata-se de um direito democrático”, afirma.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade