|
Sacerdotes são homenageados O Arcebispo da Igreja Greco-Melquita Católica no Brasil, Dom Fares Maakaroun, será homenageado com Moção de Aplauso, a ser entregue pelo vereador João Evangelista de Almeida (João do Joaninho-PTB). A cerimônia será dia 22/02, às 17h30, na Câmara Municipal. Na oportunidade, o padre João Carlos Teodoro, da Igreja Greco-Melquita de São Jorge, também receberá Moção.
Monsenhor Dom Fares Maakaroun completa 40 anos de vida sacerdotal, dez de arcebispado e seis no Brasil. Ele chegou ao país em 8 de março de 2000, sendo entronizado quatro dias depois.
O sacerdote nasceu em Rayak, Líbano. Após sua ordenação em 1966, em Harissa, no mesmo país, exerceu as funções de missionário em Hauran, educador no Seminário Menor Patriarcal de Damasco, assistente dos movimentos leigos e pregador de exercícios, responsável pelo serviço missionário em Zahlé, Líbano.
Atuou também como missionário no Bekaa, responsável pela Rádio A Voz da Caridade, em Jounieh, Líbano; assistente do Conselho da Sociedade, superior da Casa Mãe, em Harissa, e responsável pelos seminaristas adultos; assistente geral da Cáritas no Líbano; superior do Seminário Menor São Paulo Faytroun, superior do Serviço Missionário da Marmarita, Síria, e protosincello – vigário geral – de Dom Michel Yatim para a Eparquia de Lattaquieh e especialmente para o Vale dos Cristãos. A ordenação de Fares Maakaroun como bispo ocorreu em 17 de dezembro de 1995.
Trabalho do padre João Carlos é reconhecido
O padre João Carlos Teodoro foi ordenado em 25 de junho de 1994 por Dom Pierre Mouallem, arcebispo emérito de Haifa, Galiléia, em Israeel. Foi entronizado na Paróquia Greco-Melquita São Jorge, como pároco para Juiz de Fora e cidades da região, em julho de 1994.
O trabalho pastoral é feito com celebrações diárias, atendimento às famílias, aos hospitais e à catequese. As festividades do padroeiro, incentivadas pelo padre, ajudaram a divulgar o trabalho realizado, atraindo fiéis de diversos bairros e cidades vizinhas. O rito Bizantino, que promove a unidade da Igreja, transformou-se em um diferencial.
|