|
Vereadores respondem a pedidos da população durante Câmara Itinerante O vereador Eduardo Freitas (PDT) foi o primeiro vereador a ocupar a tribuna para falar aos participantes da 69ª Câmara Itinerante. Ele lembrou que o projeto é pioneiro no Brasil e serviu de exemplo para várias outras cidades do país. “Todas as reivindicações feitas nessa plenária são anotadas e enviadas ao Executivo através de representação. Esta é a forma mais democrática de discutir temas pertinentes às comunidades e trabalhar buscando soluções”, disse.
Seguindo a mesma linha, Flávio Cheker (PT) parabenizou aos presentes pelo senso de cidadania. “Vocês participaram ativamente, saíram de suas casas para vir fazer suas reivindicações. Pude perceber, que existem algumas solicitações que dizem respeito a programas do governo federal, e aí é preciso que seja feita uma interface entre governo municipal e federal para a total aplicação dos recursos nos projetos. Quanto aos problemas que são questões a serem solucionadas pelo Município se faz necessária a apresentação de um projeto dizendo se as obras serão realizadas, quando e se vão entrar no orçamento para o próximo ano”, afirmou.
O líder do governo na Câmara, vereador Paulo Rogério dos Santos, procurou responder uma a uma as solicitações da comunidade. “Em primeiro lugar gostaria de ressaltar a dificuldade que pode representar para a Prefeitura a administração de um cemitério, mas é um assunto que pode ser discutido. Também estamos abertos para o debate mais amplo sobre o transporte troncalizado na cidade, uma vez que o fechamento do terminal foi bom para a maioria, mas afetou de forma negativa os moradores dessa região”, disse.
Paulo Rogério também falou sobre outros problemas de infra-estrutura apresentados pela comunidade. “Quanto à parada dos trabalhos do projeto luz para todos, apesar de ser do governo federal, vamos repassar o assunto ao pró-energia. Passaremos à secretaria de obras a solicitação para construção de uma capela mortuária a fim de atender aos pedidos da população. A Cesama também vai avaliar as solicitações para ligação de água em algumas ruas conforme foi pedido pelos moradores. A respeito do programa de Saúde da Família é bom ressaltar que temos duas equipes itinerantes que trabalham na zona rural e certamente esta região será atendida em breve”.
O secretário de Administração e Recursos Humanos, Renato Garcia, endossou as palavras de Paulo Rogério e enumerou as obras que a atual administração realizou na região. “É necessário dizer que não temos condições de atender a todas as reivindicações, embora sejam muito justas, mas somos restringidos por limitações orçamentárias, mas estamos cientes de que fazemos o possível”, concluiu.
João do Joaninho (PTB) endossou o pedido da população para que o Demlurb promova melhorias na limpeza das ruas dos bairros daquela região. “ o Demlurb poderia organizar o serviço de limpeza colocando funcionários que moram nas comunidades para trabalhar nelas. Também solicito que seja estudada uma forma de garantir a presença integral de alguns alunos nas aulas da escola local, já muitos têm que chegar meia hora mais tarde e sair meia hora mais cedo por dependerem do horário de ônibus e não terem vaga no veículo que faz o transporte dos alunos da zona rural”.
A telefonia rural foi outro problema discutido durante a audiência e teve resposta do vereador Eduardo Novy (PTB). “Em recente encontro com o Ministro das Telecomunicações, Hélio Costa, que esteve em Juiz de Fora, fiz pessoalmente o pedido a ele, que garantiu a mim e ao prefeito Alberto Bejani que vai colocar sistema de telefonia na zona rural. É preciso colocar telefone onde as pessoas precisam”, afirmou.
O vereador Luiz Otávio Fernandes – Pardal (PTB) usou a palavra para cumprimentar os representantes do Executivo e o público presente na reunião. “Viemos buscar melhores condições de vida para essas comunidades e esperamos solução imediata para alguns problemas mais graves apresentados aqui”, pediu.
José Emanuel (PMN), funcionário da CEMIG há 35 anos esclareceu à população de que o programa Luz Para Todos, foi temporariamente suspenso para a realização de pesquisas e a terá a segunda etapa retomada ainda este ano. “Quanto à colocação de postes que foi interrompida, vamos verificar o problema junto a CEMIG”, adiantou.
Ao final da reunião, o vereador José Sóter Figueirôa (PMDB) entregou moção de aplauso ao líder comunitário, Sebastião Ribeiro da Silva. Em seguida, foram entregues os certificados aos participantes da Escola de Cidadania.
|