Publicada em: 19/06/2007 - 280 visualizações

Zona Rural de Juiz de Fora recebe vereadores em Câmara Itinerante

Zona Rural de Juiz de Fora recebe vereadores em Câmara Itinerante (19/06/2007 00:00:00)
 

Zona Rural de Juiz de Fora recebe vereadores em Câmara Itinerante

       A 69a Câmara Itinerante reuniu moradores e líderes comunitários da região de Valadares, na Zona Rural de Juiz de Fora. O espaço é aberto para que a comunidade possa ter maior aproximação com os vereadores e fazer suas reivindicações, propostas e sugestões. “Nossa objetivo é estimular, cada vez mais, a democracia e as manifestações populares”, disse o presidente do Legislativo, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB).
       
       Aproximadamente 150 pessoas participaram do encontro, que aconteceu na Escola Municipal Camilo Guedes. Lideranças comunitárias puderam se revezar na tribuna. A palavra foi franqueada ao público que pôde discutir com as autoridades a melhor forma de trazer melhorias para a região.
       
       Dentre os principais problemas abordados, destaque para a falta de segurança, transporte e preservação do meio ambiente, além de mais atenção à saúde e ao lazer nos bairros.
       
       José Vicente da Silva, morador de Valadares, reclamou da redução nos horários da linha de ônibus que serve à região. “Quem trabalha muito cedo não tem como chegar a tempo no emprego. Precisamos de mais carros e mais horários na linha”.
       
       Para o presidente da SPM do bairro Toledo, José Emídio de Souza, um problema que “vem se arrastando há muitos anos” é a municipalização dos cemitérios. “Não temos espaço para enterrar nossos mortos”, disse. Ele ainda solicitou os asfaltamentos, a colocação de redes de captação de águas pluviais, iluminação pública de várias ruas do bairro, além de obras na estrada que dá acesso ao local. “Quando chove, ficamos com medo de chegar a Toledo. A estrada fica intransitável”.
       
       A presidente do Conselho Local de Saúde de Penido, Fabiane Carvalho, pediu a instalação de um telefone público, o calçamento de ruas do bairro e também o aumento do número de carros na linha de ônibus.
       
       Já a ministra da eucaristia da Igreja São José, Maria Lúcia de Paula Reis, pediu a construção de uma creche comunitária, reforma da Unidade Básica de Saúde e a contratação de mais profissionais para atendimento na UBS. “Quando o único médico que atende na Unidade entra de férias, ficamos sem atendimento aqui na região”, reclamou. Outro pedido da moradora foi a volta do Programa Bom de Bola, Bom de Escola, da Prefeitura. “Nossas crianças ficam muito mais estimuladas para o estudo”.
       
       Cândido Pereira Guedes, presidente da Comissão de Desenvolvimento Comunitário de Palmital, pediu a colocação de iluminação pública e de antenas de telefonia celular. “Estamos ilhados. Não temos nem como nos comunicar com as pessoas em alguma emergência”, disse.
       
       A vice-presidente da SPM de Valadares, Georgete de Oliveira, também solicitou a colocação de mais carros na linha de ônibus que serve a região, telefone público para a comunidade e a construção de uma capela mortuária no cemitério do bairro. “A questão do cemitério é antiga. A comunidade tem reivindicado mais conforto na hora de enterrar nossos mortos. Entendemos que nesse momento, que é muito delicado e difícil para as pessoas, um local adequado para velarmos nossos entes queridos é o mínimo que podemos pedir”.
       
       Vicentão, afirmou que irá levar as reivindicações aos setores responsáveis da Prefeitura. Ele disse que a reunião tem essa característica, “a de ser interlocutória entre a comunidade e o Executivo”. O presidente encerrou afirmando que a Câmara vai continuar lutando para que as comunidades rurais de Juiz de Fora não sejam penalizadas com a falta de obras. “Faremos o que tiver ao nosso alcance para que a população rural tenha mais dignidade”, afirmou.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade