Publicada em: 19/02/2008 - 321 visualizações

Audiência Pública na Câmara consegue adiar fechamento do Cinearte Palace

Audiência Pública na Câmara consegue adiar fechamento do Cinearte Palace (19/02/2008 00:00:00)
 

Audiência Pública na Câmara consegue adiar fechamento do Cinearte Palace

       A Câmara Municipal realizou audiência pública para discutir a possibilidade de fechamento do Cinearte Palace. Durante os debates ficou acertado que a Prefeitura, através da Funalfa, vai comprar mensalmente R$10 mil em ingressos para o programa Escola no Cinema. Com a proposta, o diretor de programação do cinema, Adhemar Oliveira, informou que o espaço não vai fechar nos próximos meses, buscando uma solução definitiva para o problema.
       A solicitação do encontro foi vereador Flávio Cheker (PT) que considerou positiva a audiência. “A reunião contribuiu para termos uma visão mais ampla dos problemas que afetam essa discussão. O debate político contribuiu para nos aproximar de uma possibilidade de solução”, disse.
       Os vereadores formaram um grupo de trabalho composto pela comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da Câmara, presidida pelo vereador Flávio Cheker e composta pelos vereadores Bruno Siqueira (PMDB) e Aparecido de Jesus (DEM); Funalfa; Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio; Pró-reitoria de Cultura da UFJF; Grupo Luzes da Cidade e pelo diretor de programação do Palace. O objetivo do grupo é buscar a interlocução com empresas municipais, estaduais e nacionais a fim de alocar recursos e patrocínio evitando o fechamento definitivo do Cinearte Palace.
       Adhemar Oliveira explica que o projeto do Cinearte é incentivar o cinema nacional e as produções alternativas, mas para isso precisa contar com parcerias. O espaço teve seu projeto de isenção de 100% de ICMS e Imposto de Renda, aprovado pelo Ministério da Cultura, através da Lei Ruanet, mas nenhuma empresa quis aceita-lo. “Há mais de um ano não contamos com qualquer tipo de patrocínio, por isso nossa grade de programação foi diminuída, e contamos com apenas quatro funcionários. Precisamos de um mínimo de equilíbrio financeiro”, justifica.
       O Cinearte Palace, que funciona na esquina das ruas Halfeld com Batista de Oliveira – local tradicional da cidade - é orignário do antigo cinema Palace, que foi inaugurado em 1948. Depois de ficar fechado por 14 anos foi totalmente remodelado e reinaugurado em 1998 com o nome de Espaço de Cinema Juiz de Fora Ltda – Cinearte Palace. A antiga sala de projeção com 1005 lugares foi substituída por duas salas de 225 e 181 lugares e uma cafeteria. Os estilo art déco da fachada foi mantido. Atualmente o espaço necessita de novas reformas.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade