Publicada em: 18/10/2006 - 348 visualizações

População do Barbosa Lage pode ser recompensada pela instalação de ETE

População do Barbosa Lage pode ser recompensada pela instalação de ETE (18/10/2006 00:00:00)
 

População do Barbosa Lage pode ser recompensada pela instalação de ETE

       O vereador Antônio Jorge (PSDB) afirmou que vai se reunir com o prefeito para discutir as questões de ressarcimento social e financeiro a comunidades onde sejam implantados equipamentos urbanos. Pretendo usar outros meios, que não a audiência pública para, para fazer essa cobrança ao Executivo. Porque é óbvio, justo e democrático que a população seja devidamente recompensada pela desvalorização de seus bens depois da construção da Estação de Tratamento de Esgoto, aterros sanitários, entre outros.
       A afirmação foi feita em audiência pública, convocada por ele, para discutir a possibilidade dos moradores do Barbosa Lage, Jóquei Clube II e Parque das Torres receberem uma contrapartida da PJF pela construção de uma ETE, na região. De acordo com o vereador, a comunidade permitiu a construção da estação, porque foi convencida de que era tecnicamente viável e que receberia melhorias urbanas conforme o determinado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA.
       Antônio Jorge agradeceu a presença do diretor presidente da Cesama, Marcos Avelar Monteiro, do gerente de projetos da companhia, Marcelo Amaral e do representante da secretaria de Política Urbana, Marco Antônio Santos, de acordo com ele, técnicos de excelente qualidade, mas lamentou a ausência de representantes efetivamente políticos do Executivo. Seriam eles a decidir a melhor forma de ressarcir a comunidade, a cidade precisa iniciar um processo que na Europa é denominado gentilezas urbanas, disse.
       Os representantes da comunidade, Renato Neme de Oliveira, Evânia de Lourdes Mariano e Elizabeth Silva, informaram que a instalação da ETE em Barbosa Lage não foi devidamente discutida com a comunidade. Eles também reclamaram do mau cheiro e barulho de máquinas da estação que incomodam muito a população. Os caminhões carregados de lodo do chorume do aterro sanitário e a descarga de esgoto na rede de águas pluviais do bairro também nos causam muito incômodo, afirmou Renato Neme.
       Os vereadores foram convidados para fazer uma visita guiada à ETE a fim de verificar fiscalizar o local. Antônio Jorge encerrou a reunião afirmando que a discussão do problema está aberta e será levada adiante.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade