Publicada em: 18/09/2007 - 205 visualizações

Comunidade participa ativamente em audiência pública de Barreira do Triunfo

Comunidade participa ativamente em audiência pública de Barreira do Triunfo (18/09/2007 00:00:00)
 

Comunidade participa ativamente em audiência pública de Barreira do Triunfo

       Um plenário lotado e a participação maciça da população fazendo reivindicações e debatendo com os vereadores foi a marca da 72ª Câmara Itinerante, que aconteceu dia 17/09, na Igreja de São Sebastião em Barreira do Triunfo e abrangeu as comunidades de Novo Triunfo e Náutico.
       Asfaltamento e limpeza de diversas vias, a necessidade de construção de um posto de saúde em Barreira e do hospital da zona norte, para melhor atender a população, mais horários de ônibus para o Náutico, a instalação de uma universidade pública para a região, e, principalmente, as dúvidas dos moradores sobre a transferência de 300 famílias em risco social, para o loteamento Nova triunfo II, estiveram na pauta dos debates.
       Os ex-presidentes da SPM do Náutico, Carlos Francisco e Maria Aparecida Nascimento informaram aos vereadores que o bairro precisa de saneamento básico, já que o esgoto sem coleta adequada e jogado na represa está fazendo com que as crianças adoeçam. “Fizeram da represa João Penido, uma grande fossa”, afirmou Carlos Francisco. O representante do padre da paróquia local, Antônio de Oliveira, fez coro às palavras do morador ainda reivindicou um posto policial e uma unidade médica para a região.
       Eles também apontaram a antiga luta por horários de ônibus que atendam as necessidades da comunidade do Náutico. “Há oito anos pedimos mais horários de coletivos para o bairro. Só temos ônibus de duas em duas horas, e por causa disso, a nossa escola funciona com uma carga horária de três horas e meia por dia. Assim todos saem perdendo, principalmente as crianças”, disse Maria Aparecida. Já José Dias da Silva pediu o asfaltamento das ruas porque a poeira está provocando problemas respiratórios na população. “Quando chove a lama atrapalha o trânsito, e na seca a poeira é insuportável”, disse.
       Já Délia Senhorinha reclamou da falta de segurança em toda a região e cobrou a construção da universidade e do hospital da zona norte. “Nosso bairro fica na saída da cidade, o que facilita a criminalidade. Não adianta fazer campanhas isoladas sem a prevenção contínua. Também gostaria de perguntar às autoridades quando serão construídos o hospital e a universidade da Zona Norte”.
       O presidente da SPM de Barreira do Triunfo, Osmar Lima Gonçalves, entregou, aos vereadores, uma lista com todas as reivindicações de melhorias para o bairro. Ele pediu a capina para todas as ruas da região, a urbanização da avenida JK, alertando para o perigo do excesso de veículos que vai passar pela via com o início das operações do Aeroporto Regional. O alerta também foi feito por Newton César Soares, presidente da Associação Atlética Barreira do Triunfo.
       Ainda foram solicitadas melhorias na infraestrutura da Vila São Cristóvão, a colocação de bocas-de-lobo no Novo Triunfo e a limpeza dos córregos que cortam a região: o Aldeia e o Campo Grande. “Temos uma estrada de acesso ao bairro, que recentemente foi denominada avenida Eudóxia Infante Vieira, essa via precisa de pavimentação e obras de urbanização e também de uma placa indicando o seu novo nome, pois as pessoas se confundem e isso está causando transtornos para a população”, disse Osmar Lima.
       A diretora social da SPM da Barreira do Triunfo, Aparecida de Fátima da Silva, disse que a comunidade está aguardando uma resposta para o abaixo assinado enviado ao Executivo, pedindo explicações sobre a instalação de 300 famílias no Novo Triunfo II. Ela também pediu mais atenção para a Vila São Cristóvão, que fica na Barreira do Triunfo. “Precisamos de saneamento básico, coleta de lixo, limpeza nas ruas, quebra-molas, sinalização no entrono da praça e mais policiamento”, disse. Sua fala foi endossada pelo morador do bairro, Calixto de Souza. “Estamos preocupados com a forma como essas pessoas serão alocadas aqui”. Afirmou.
       Ivanete Maria da Silva, Presidente do Conselho Local de Saúde, apresentou um balanço das atividades realizadas pela associação e forneceu o número dos atendimentos realizados pelo Programa de Saúde da Família. Ao todo, 3144 pessoas foram contempladas nas nove micro-regiões.
       A moradora do loteamento João Fernando de Souza, também localizado em Barreira do Triunfo, pediu a limpeza de todas as ruas da localidade e alertou para o problema que vem ocorrendo no córrego que atravessa o loteamento. “As pessoas jogam lixo e animais mortos no local, o mau cheiro é insuportável, é preciso mais conscientização dos moradores”, alertou.
       Leila Ribeiro é presidente da Associação Representativa da Zona Norte. Ela explicou que a região começa no bairro São Dimas e vai até Chapéu D’Uvas, sendo muito extensa e abrigando mais de 130 mil habitantes. “É preciso ressaltar, que mesmo assim, não tivemos nenhuma obra significativa nas áreas de educação e saúde. Temos consciência de que é difícil a realização de obras, mas precisamos com urgência de uma UBS em Benfica e de uma Policlínica só para atender urgência e emergência nessa região”, afirmou.
       A diretora da Escola Municipal Carlos Augusto de Assis, Márcia Regina de Assis Damas, parabenizou a iniciativa da Câmara Itinerante, “como forma de possibilitar o bom relacionamento dos vereadores com a comunidade”. A diretora pediu a colocação de um canteiro central na avenida JK na parte da pista entre as duas escolas da região a Carlos Augusto Assis e a João Evangelista de Assis e a delimitação de meio-fio nos passeios que servem os colégios.
       Os presidentes da SPM do bairro Santa Cândida e Esplanada se revezaram na tribuna para elogiar a iniciativa da audiência pública em Barreira do Triunfo. “Freqüento essa região há muitos anos e sei das iniciativas do prefeito e do presidente da Câmara para melhorar a qualidade de vida nos bairros daqui. Por isso, acho tão importante a realização dessa Câmara Itinerante”, disse Genésio da Silva.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade