|
JF institucionaliza o Dia Municipal do Cuidador de Idosos Vinte e um de setembro será comemorado, a partir deste ano, como Dia Municipal do Cuidador de Idosos, conforme proposta do vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB), sancionada pelo Executivo.
De acordo com a lei, a data será comemorada com ações esclarecedoras, em instituições educacionais públicas e privadas, de valorização profissional.
A Prefeitura está autorizada a desenvolver concursos de redação e cartazes, campanhas de adoção simbólica de um idoso asilado, com sua divulgação pela imprensa. O trabalho será realizado através dos setores de articulação e execução de políticas sociais de educação e cultura.
A função de cuidador de idosos ganha importância no momento em que o Brasil registra aumento da população que chega a terceira idade. Segundo o IBGE, Juiz de Fora conta com, pelo menos, 50 mil pessoas com mais de 60 anos.
Por falta de habilidade ou mesmo por questões profissionais, é comum familiares não poderem se responsabilizar pelos idosos. Diante da constatação, Figueirôa sente que a figura do cuidador ganha destaque. A ele cabe acompanhar os que enfrentam dependência associada a incapacidades funcionais, doenças e pobreza, esclarece o vereador, defendendo a política de capacitação de pessoal para desempenhar a função. |