Saúde concentra debates na região de Barbosa Lage Problemas com a limpeza pública e com a saúde voltaram a ser o eixo dos debates na Câmara Itinerante, desta vez na região de Barbosa Lage. Em meio aos questionamentos, o vereador José Laerte (PSDB) anunciou a apresentação de requerimento convocando a secretária de Saúde, Maria Ruth dos Santos, para comparecer a audiência pública, a ser marcada, para se pronunciar sobre a situação e apresentar alternativas.
O empenho dos vereadores por melhorias foi revelado em suas manifestações. José Sóter de Figueirôa (PMDB) se referiu a propostas feitas no Plano Plurianual (PPA) para aumentar a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), o que foi confirmado por Dr. Luiz Carlos (PTC), responsável pela introdução de equipes de odontologia no programa.
O presidente da Câmara, Bruno Siqueira (PMDB), e Wanderson Castelar (PT) se uniram na destinação de recursos para a reforma da Policlínica de Benfica, enquanto a Comissão Permanente de Saúde, integrada por Francisco de Assis Evangelista (Chico Evangelista-PP), José Mansueto Fiorilo (PDT) e Wanderson Castelar (PT), visita as diversas unidades para identificar problemas.
A necessidade de envolvimento maior por parte da Prefeitura é identificada por Isauro Calais (PMN) e Noraldino Jr. O representante do PSC lembrou dos vários alertas feitos por Dr. José Tarcísio (PTC) em 2009 sobre a elevação dos casos de dengue na cidade e identificou falhas na fiscalização sobre terrenos públicos e particulares que se tornaram focos do mosquito transmissor. José Emanuel (PSC) defende que a base seja mais ouvida e o Governo valorize mais suas orientações. Roberto Cupolillo (Betão-PT), por sua vez, continua apostando na mobilização popular por conquistas. Ele está convencido de que assim a comunidade se faz ouvida. Na mesma linha, Ana Rossignoli (Ana do Padre Frederico-PDT) fez questão de parabenizar a participação dos moradores da região na audiência pública. Enquanto isso, Julio Gasparette (PMDB) adiantou que entrará com pedido de audiência pública urgente para debate sobre decreto municipal que corta o plano de saúde para alguns servidores.
Ana Beatriz Souza, representante do subsecretário de Saúde, informou sobre a existência de uma equipe que vai até as unidades para identificar dificuldades e acredita que a solução dos problemas passa por mudanças no sistema assistencial. Para o vereador Flávio Cheker (PT), há necessidade de mudança do modelo de gestão. Ele aponta uma relação estreita entre infra-estrutura urbana e doenças e reclama do Poder Público por “não realizar as tarefas mínimas”.
A carência de profissionais preocupa Antônio Martins (Tico-Tico-PP), mas ele acredita numa reação do Poder Público. A representante da secretária de Saúde, Maria Terezinha Barra, esclareceu que o Ministério Público não aceita admissões sem concurso e que a titular da pasta encaminha requerimentos para a Secretaria de Administração, responsável pelas contratações. Ainda segundo ela, um grupo de profissionais acaba de ser convocado para as unidades e é aguardado o edital para contratação de agentes comunitários de saúde. Maria Terezinha confirmou a inauguração da UBS de Nova Era na próxima semana e informou que a viabilização da UBS da Cidade do Sol depende da destinação de recursos orçamentários.
Ao constatar a ausência de representantes de algumas secretarias, o vereador Noraldino Jr. (PSC) adiantou que antes da realização das próximas Câmaras Itinerantes apresentará requerimentos convocando-os para comparecer à reunião. Bruno Siqueira vai oficiar à Prefeitura sobre a exigência, prevista em lei, do comparecimento de todos os setores. Em Barbosa Lage, estiveram presentes representantes de Saúde, Transporte, Esportes, Empav, Demlurb, Educação e Cesama.
A solicitação de obras e melhorias por parte da comunidade e dos vereadores, levou Pastor Carlos Bonifácio (PRB) a anunciar algumas providências tomadas pela Prefeitura como asfaltamento de diversas ruas, a constituição de uma equipe tapa-buracos em sintonia com a Cesama e trabalhos na Avenida JK, que envolvem recapeamento e rede de águas pluviais. Rodrigo Mattos (PSDB) acrescentou a construção do hospital de urgência e emergência. O secretário de Obras, Jefferson Rodrigues, falou sobre a preparação de tampas de bocas-de-lobo com maior resistência e limpeza do Parque das Torres, entre outras iniciativas.
Bruno Siqueira convocará nos próximos dias uma reunião geral dos vereadores, na sala Waldir Mazócoli, para cobrar da Administração Municipal um cronograma de cumprimento de obras indicadas por meio de emendas ao orçamento executado em 2010. |