|
Estudantes de Lima Duarte tiram Carteira de Identidade “Senti o gostinho de ser grande”,“me senti mais adulto e responsável”. Assim se manifestou um grupo de pequenos estudantes de Lima Duarte que compareceu hoje (18/04), pela manhã, ao Posto de Identificação Civil da Câmara Municipal de Juiz de Fora para providenciar a retirada de Carteiras de Identidade. As crianças – todos meninos – vão participar da Copa Granbery de Futebol, na categoria dente de leite, defendendo o Minas Esporte Clube do município vizinho.
O presidente do clube e coordenador da escolinha de futebol, Amilton Donizete da Cruz Aguiar, agendou o atendimento pelo fato de as crianças precisarem do documento de identificação para se inscrever na competição. Independente dessa necessidade, as crianças aprovaram a experiência. Os meninos são estudantes do Instituto Piaget de Ensino, da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque e da Escola Municipal Bias Fortes. Hoje compareceram 25, mas Amilton Aguiar anuncia que será agendada a vinda de outros 25.
Matheus Nardy Aguiar acha bom ter o documento não só para participar da Copa em Juiz de Fora, mas também de eventos futuros, opinião que compartilha com João Vítor da Silva. Webert De Almeida Valeriano disse ter se sentido “adulto” e, a exemplo dos demais, considerou o atendimento bom e rápido.
Os pais geralmente procuram o Setor de Identificação Civil durante o período de férias quando necessitam do documento para viajar com os filhos. Plínio Mansur, coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), ao qual o setor é vinculado, recomenda às escolas o agendamento fora desse período e, de preferência, na parte da manhã, quando o movimento é mais tranqüilo.
Para tirar a Carteira de Identidade é necessária a apresentação de Certidão Original de Nascimento, duas fotos 3x4, comprovante de residência e do pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE), hoje no valor de R$ 8,54. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Halfeld, 955.
Em funcionamento desde 6 de março de 2006, o Posto já emitiu 18 mil carteiras de identidade, através do convênio firmado com a Polícia Civil. Plínio Mansur afirmou que o CAC tem participado de ações desenvolvidas por várias entidades e órgãos quando a população é orientada sobre a retirada do documento. |