Publicada em: 18/01/2008 - 169 visualizações

Rose França quer prevenção vocal para professores da Rede Pública de Ensino

Rose França quer prevenção vocal para professores da Rede Pública de Ensino (18/01/2008 00:00:00)
 

Rose França quer prevenção vocal para professores da Rede Pública de Ensino

       “Utilizar a voz como instrumento de trabalho categoriza as profissões em dois grandes grupos: vocais e não-vocais. Os professores entram no grupo dos vocais e é importante salientar que para ser um bom profissional desta área é fundamental manter a saúde e estética vocal”. A vereadora Rose França (PSC) está preocupada com os professores a Rede Pública de Ensino de Juiz de Fora. Ela apresentou projeto de lei que dispõe sobre a implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal, objetivando a prevenção de disfonias.
       
       De acordo com a matéria, o Programa deverá abranger assistência preventiva, com a realização de, no mínimo, um curso teórico-prático anual. A idéia é orientar os professores sobre o uso adequado da voz, profissionalmente.
       
       Caberá às Secretarias de Saúde e de Educação formular diretrizes para viabilizar a plena execução do Programa, ficando a coordenação a cargo de profissional de fonoaudiologia. O Programa Municipal terá caráter fundamentalmente preventivo, mas, uma vez detectada alguma disfonia, será garantido ao professor o pleno acesso aos tratamentos fonoaudiológico e médico. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.
       
       Para tanto, deve-se buscar a orientação e acompanhamento com profissionais habilitados, pois a manutenção saudável e estética da voz garante a estes permanência no mercado de trabalho. “O alto índice de alterações vocais tem merecido especial atenção dos fonoaudiólogos e de nós, autoridades públicas. A utilização, de forma inadequada, resulta em fatores nocivos”, disse Rose.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade