|
Região do Bonfim recebe Câmara Itinerante A Câmara Itinerante movimentou os moradores do bairro Bonfim e região. O encontro dos vereadores com a comunidade aconteceu ontem, 16/11, com a presença de representantes da sociedade organizada e do Executivo. Foi a 57ª Câmara Itinerante realizada pelo Legislativo Municipal fora do Palácio Barbosa Lima, que levou as comunidades, além do bairro onde foi sediada, Borborema, Marumbi, Progresso, Santa Paula e Santa Rita, a participarem da sessão. Antes, a comunidade e os líderes comunitários puderam se preparar para o evento, através da Escola de Cidadania, promovida pelo Legislativo.
O presidente da sessão, vereador Francisco Canalli (PMN) abriu a reunião e, em seguida à execução dos Hinos de Nacional e de Juiz de Fora, passou a palavra à comunidade. Pedidos de mais segurança e obras de infra-estrutura para os bairros estavam entre os mais comuns.
Eliane Novaes, líder comunitária do Bonfim disse que os moradores da “Matinha”, loteamento do bairro, estão com medo. As ruas estão sem iluminação pública e não existe água encanada. “A gente tem medo de passar pelas ruas à noite, tem muitos usuários de drogas e assaltantes”, disse. O pedido foi compartilhado pela diretora da Escola Municipal Padre Frederico, Ana das Graças Couto, que está preocupada com os alunos residentes do local. “Quem dos senhores moraria na Matinha nessas condições. Estamos fazendo não só uma reivindicação, mas um pedido de socorro”, desabafou. O morador José Jorge dos Santos está preocupado com a instalação de antenas de telefonia celular na região. Eles contam que os equipamentos foram colocados sem que houvesse um comunicado oficial aos moradores. “A gente não sabe qual o mal que esse tipo de equipamento pode trazer para a saúde da população e, no caso de ´duvida, é melhor não tê-lo por perto”.
Maria Lúcia, gerente do Posto de Saúde do Progresso, solicitou mudança da Unidade para um local de fácil acesso. “A UBS está no alto do morro, pacientes têm dificuldades de acesso ao local. A reclamação também partiu do presidente da SPM do bairro, Omar Pereira, e dos conselheiros de saúde local, Luiz Pereira da Silva e Alzira Martins, que solicitaram mais atenção para a Unidade de Saúde. “Além da mudança de endereço, estamos solicitando a melhoria, também, na marcação de consultas”.
A coordenadora da UBS da região de Santa Rita, Maria Regina Neto, reivindicou também reforma do Posto. Além disso, quer a limpeza do córrego, capina das margens, iluminação de algumas ruas e obras no centro comunitário. Para o presidente da SPM do bairro, Luis Antônio Ramos, o problema maior do bairro tem sido a falta de policiamento e iluminação pública nas ruas. Segundo ele, a comunidade fica insegura e com medo de sair à noite.
Waldomiro de Souza, presidente da SPM do bairro Marumbi, pediu tratamento para o esgoto que corta a região. Além disso, a construção de uma área de lazer para a comunidade. “As crianças chegam da escola e ficam pelas ruas. Os pais ficariam mais tranqüilos se houvesse um local para elas praticarem esporte”, disse. A conselheira local de saúde, Grinalva de Almeida, reclamou da falta de iluminação em algumas ruas, policiamento, reforma da Unidade Básica de Saúde e limpeza do córrego.
A população também se revezou na tribuna para elogiar a iniciativa do Legislativo em levar a Câmara à comunidade, que pode ficar frenta-a-frente com os vereadores.
O secretário de política social, Barbosa Júnior, afirmou que a Prefeitura está atenta aos problemas das comunidades. Ele confessou a angústia de não poder resolver todos os problemas num curto período de tempo. “As reivindicações são legítimas e o prefeito Alberto Bejani tem claro os direitos dos cidadãos. A resposta vai acontecer porque nós estamos trabalhando para o melhor de nossa população”, afirmou.
|