|
Câmara discute planejamento estratégico para Juiz de Fora
O vereador Bruno Siqueira (PMDB) considerou satisfatória a audiência pública de hoje, 17/11, convocada por ele para ouvir o secretário de Gestão e Planejamento Estratégico, José Maurício Gomes, sobre os planos da Secretaria para esta gestão do Executivo. O vereador afirmou que diversas de suas dúvidas foram sanadas, principalmente as que diziam respeito a projetos que serão realizados e aqueles já em andamento. Ele citou o exemplo das obras do córrego do Yung, via São Pedro, revitalização do rio Paraibuna e a construção do viaduto na região da avenida dos Andradas. Esta última questão pode ser tema de outra audiência a ser agendada com a comunidade, ainda para este ano. A reunião foi pedida pelo vereador Eduardo Novy (PTB).
O secretário José Maurício Gomes esclareceu que os subsecretários estão fazendo a revisão do Código de Posturas, Uso e Ocupação do Solo e resíduos de construção civil. Os projetos já em execução são a revitalização do centro da cidade, a continuação da reforma administrativa e a via São Pedro. Também pretendemos informatizar toda a prefeitura até o final de 2006, afirmou. O restaurante popular, a revitalização do eixo Paraibuna e o término da construção da estação de tratamento de esgoto da zona norte, são propostas ainda em andamento, de acordo com o secretário. A Prefeitura também pretende, através do programa Habitar Brasil, promover melhorias em diversas ocupações da cidade, beneficiando cerca de 905 famílias. Os trabalhos no Paraibuna e nas ocupações ainda não começaram por causa da defasagem cambial do dólar em relação ao real, esclareceu o secretário.
O secretário ainda informou que a PJF pretende construir um mergulhão na rua Benjamin Constant, a via interbairros do estádio Municipal até a zona Norte, um shopping popular e revitalizar o Museu Mariano Procópio. O Executivo ainda contratou uma empresa americana para estudar a viabilidade da construção de vias para veículos leves sobre trilhos, nas vias mais movimentadas de Juiz de Fora. Até agora, não obtivemos resultados, por falta de infra-estrutura na área central, afirma.
O vereador Antônio Jorge (PSDB) pediu que a SGPE apresentasse um projeto mais global para a cidade, entendemos que as discussões não podem ser pontuais. Volto também a solicitar a criação de uma secretaria específica para o turismo, porque só assim, poderemos fomentá-lo na região. Também gostaria que a secretaria apresentasse um cronograma de implantação de obras e uma planilha de custos, solicitou.
João do Joaninho (PTB) pediu mais urgência na iluminação do acesso São Pedro e asfaltamento para várias vias de ligação à área rural. O vereador líder do governo na Câmara, Eduardo Freitas (PDT), elogiou a explanação feita pelo secretário e ressaltou a importância da cidade estar indo pelo caminho certo do crescimento.
|