Publicada em: 17/09/2007 - 190 visualizações

Cidade pode ganhar lei incentivando a doação de sangue

Cidade pode ganhar lei incentivando a doação de sangue (17/09/2007 00:00:00)
 

Cidade pode ganhar lei incentivando a doação de sangue

       Já está pronto para entrar em votação o projeto de lei do vereador José Emanuel (PMN) que incentiva a doação de sangue em Juiz de Fora. A proposta que já passou pelas comissões permanentes de Legislação, Educação e Saúde, determina o desconto de 50% no pagamento de entrada em todos os pontos turísticos e eventos esportivos, de lazer e cultural, que tenham a participação do Município, para doadores de sangue. Tem direito ao benefício o doador que apresentar a carteira vitalícia do Hemominas, que deve ser validada a cada doação.
       José Emanuel conta que constantemente é procurado por familiares de pessoas necessidades de transplante que precisam repor o estoque das entidades. “Sei que muitas pessoas têm medo de doar sangue, mas é preciso conscientizar a população e incentivar o ato, que não dói e não traz problemas para a saúde de quem doa, mas beneficia muitas pessoas”, afirma José Emanuel.
       O vereador ainda informa que a lei não vai trazer despesas extras para os cofres públicos. “Vamos estimular um ato de cidadania a incentivar que a pessoa participe das atividades culturais, esportivas e de lazer que a cidade oferece”, argumenta.
       De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui um índice baixo de doadores. Apenas 2% do total da população faz a doação, pelo menos uma vez por ano, o que não cobre a necessidade básica de seis mil bolsas de sangue por dia para manter o estoque estável.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade