|
Rose França defende uso racional da água “A água é um produto essencial. A sua importância é indiscutível para a sobrevivência da humanidade. Por isso, temos que tratar o meio ambiente com a seriedade que merece, conscientizando a comunidade sobre a importância do reaproveitamento do produto, evitando perdas”. O alerta foi feito pela vereadora Rose França (PTB) que dá a sua colaboração nesse processo através de projeto de lei que institui o Programa Municipal de Conservação e Uso Racional da Água.
Prédios, lavanderias, tinturarias e empresas terão que adotar medidas que induzam à conservação, uso de fontes alternativas para a captação de água e sua reutilização. Além da economia, Rose França combate o desperdício e o uso de produtos químicos que prejudiquem o meio ambiente.
Esses princípios são gerais, mas a idéia é aplicá-los principalmente nas edificações com mais de 3,5 mil metros quadrados. A sua difusão se daria a partir do momento em que já forem adotados durante a elaboração de projetos de construções, inclusive habitações populares.
A sustentabilidade dos recursos hídricos é citada a todo o momento pela vereadora. A captação, o armazenamento e utilização de águas provenientes das chuvas e a criação de tanques para despoluição e tratamento são medidas recomendadas.
Paralelamente, serão desenvolvidas campanhas educativas e de conscientização. As escolas municipais deverão tratar o tema de forma interdisciplinar e transversal e as contas abrirão espaços para informes.
“A água vem se tornando um bem de consumo cada vez mais difícil e de custos crescentes. Em algumas décadas, este será o recurso natural mais escasso e disputado pela maioria dos países. Considerando que gastamos cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial de Saúde, intervenções tornam-se necessárias”, afirma Rose França. Ela informa que outros países já estão tomando medidas semelhantes, como o México, os Estados Unidos e o Japão.
|