Publicada em: 17/07/2007 - 178 visualizações

Vereadores apóiam investimentos no agronegócio

Vereadores apóiam investimentos no agronegócio (17/07/2007 00:00:00)
 

Vereadores apóiam investimentos no agronegócio

       
        A criação do Pólo de Excelência do Leite, o incentivo para o incremento de um Parque Tecnológico e a chegada, à cidade, da Avipal, indústria de processamento do produto, foram anunciados durante a abertura do 24 º Congresso Nacional de Laticínios. A importância do evento foi reconhecida pelos vereadores de Juiz de Fora que prestigiram a solenidade. O presidente da Câmara, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), que integrou a mesa dos trabalhos, demonstrou otimismo com os investimentos no agronegócio, referindo-se à vocação da cidade e região neste setor.
        “O governo estadual está reconhecendo Juiz de Fora como uma cidade em busca do crescimento econômico. O desenvolvimento tecnológico, a modernização, são fundamentais”, assinalou.
        Além dos estudos científicos, o Congresso consta de três acontecimentos simultâneos: A 34º Expolac – Exposição de Produtos Lácteos; o 34º Concurso Nacional de Procutos Lácteos e a 35ª Expomaq – Exposição de Máquinas e Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista.
        A apresentação de novos produtos e maquinários foi considerada da maior importância pelo vereador Eduardo Novy (PTB). A vinda da Avipal para o município também foi apontada por ele como indicativo de melhorias para os produtores rurais, capazes de aumentar a sua competitividade no mercado. Rodrigo Mattos (PSDB) compartilha dessa opinião. Otimista, ele aposta em uma revolução na zona rural de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Por se tratar de uma empresa especializada em agropecuária, João do Joaninho (PTB) também aposta em avanços na área. Ele lembra que “há muitos anos não assiste à instalação de uma empresa do setor no município. Estamos diante da inovação em equipamentos e investimentos financeiros, um ganho real aguardado há décadas”, disse.
       Bruno Siqueira (PMDB entende que ao conseguir trazer para a cidade a Avipal, o governo do Estado contribui com toda a região, prevendo o aumento da produção de leite e derivados aliado ao aumento da oferta de empregos.
        No país, o agronegócio responde por um terço do Produto Interno Bruno (PIB), 36% das exportações e ocupa 38% da mão de obra. Esses dados levam Isauro Calais (PMN) a incentivar a integração de esforços pelo que denomina de economia do conhecimento ou inteligência do processo produtivo.
        Entre as autoridades presentes à abertura do Congresso:o ex-presidente Itamar Franco, o vice-governador Antônio Anastaria, os secretários de Estado de Ciência e Tecnologia, Alberto Portugal, de Desenvolvimento Social, Custódio Mattos, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana, o presidente da Epamig, Baldonedo Napoleão, e o presidente do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, Gerson Occhi.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade