|
Bruno Siqueira quer incentivar campanha contra a Dengue A Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável, mas que pode matar. È dever de todo o poder público promover campanhas de combate a esse mal, que tem se alastrado pelo país”. O alerta é do vereador Bruno Siqueira (PMDB) que apresentou projeto de lei obrigando as floriculturas a adotarem procedimentos especiais de combate aos mosquito transmissor da doença.
De acordo com a matéria, as lojas devem incentivar aos clientes a adquirir areia para evitar o acúmulo de água nos vasos de plantas, bem como distribuir panfletos educativos com informações sobre a prevenção da dengue. O descumprimento estará sujeito a penalidades tais como advertência, multa de R$ 100 na primeira reincidência, multa diária de R$ 50 na segunda reincidência e, após 30 dias de multas diárias, a suspensão do alvará de funcionamento.
“As floriculturas são locais apropriados para o incentivo a campanhas de prevenção contra a Dengue e essa será uma forma cidadã de ajudar a evitar uma doença que tem levado a óbito no Brasil”, afirmou Bruno que ainda explicou que a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti infectado mas também pelo Aedes albopictus. “Esses mosquitos picam durante o dia, ao contrário do mosquito comum que pica durante a noite”.
O Aedes aegypti é inseto encontrado principalmente em áreas tropicais devido às condições do meio ambiente, que favorecem o seu desenvolvimento e a sua proliferação. “A epidemia geralmente ocorre logo após o período mais chuvoso do ano”. O peemedebista alerta que a dengue está se expandindo rapidamente e que a grande preocupação dos administradores públicos é que, nos próximos anos, a sua transmissão aumente. “Se não forem tomadas as precauções para a contenção da epidemia, estaremos vivenciando uma situação de calamidade”, disse.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, os transmissores da Dengue, principalmente o Aedes aegypti, proliferam-se dentro ou nas proximidades de habitações (casas, apartamentos, hotéis etc.) em qualquer coleção de água limpa (caixas dágua, cisternas, latas, pneus, cacos de vidro, vasos de plantas). As bromélias, que acumulam água na parte central (aquário), também podem servir como criadouros. A transmissão da dengue é mais comum em cidades. Também pode ocorrer em áreas rurais, mas é incomum em locais com altitudes superiores a 1200 metros. Quem pica é a fêmea e o faz para sugar o sangue. Os mosquitos acasalam 1 ou 2 dias após tornarem-se adultos. A partir daí, as fêmeas passam a se alimentar de sangue, que fornece as proteínas necessárias para o desenvolvimento dos ovos. As fêmeas têm preferência pelo sangue humano. Elas atacam vorazmente. São ativas durante o dia, podendo picar várias pessoas diferentes, o que explica a rápida explosão das epidemias de dengue. |