Publicada em: 15/08/2005 - 658 visualizações

Câmara Itinerante acontece no Ladeira

Câmara Itinerante acontece no Ladeira (15/08/2005 00:00:00)
 

Câmara Itinerante acontece no Ladeira

       O Legislativo de Juiz de Fora retoma as atividades plenárias amanhã (16/08) com a Câmara Itinerante no Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Ladeira, Rua Maria Perpétua, sem número.
        A reunião, com início às 18h, será uma oportunidade de contato direto da comunidade com os vereadores. As lideranças e moradores poderão fazer propostas e reivindicações.
        Estarão presentes representantes dos bairros Ladeira, Alto Bairu, Bairu, Manoel Honório e Nossa Senhora Aparecida. Esta é a 54ª edição do projeto.
        Em preparação à audiência pública, o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) promoveu de 8 a 11 de agosto a Escola de Cidadania buscando a capacitação e formação de lideranças comunitárias para uma atuação crítica e consciente de seu papel junto às comunidades. Foram abordados Cidadania e Participação Popular no Brasil, Os Poderes do Município, Políticas Públicas e Instrumentos de Participação Popular no Município.
        Levantamentos feitos por estagiários de Ciências Sociais do CAC junto a entidades regulamentadas ou informais atuantes na área revelaram suas carências. Foram ouvidas SPMs, UBSs, conselheiros comunitários, escolas, igrejas e movimentos populares. O relatório foi entregue aos vereadores.
        No setor de saúde, está sendo reivindicada uma policlínica. A região é atendida apenas pela Unidade Básica de Saúde de Nossa Senhora Aparecida.
        A educação também precisa de melhorias. A Escola Municipal Bonfim, no bairro Bairu, necessita de um terreno para construção de sua sede definitiva. O ensino de 1ª a 4ª e a suplência de algumas séries na EM Manuel Bandeira, em Nossa Senhora Aparecida, não atendem à demanda. Além disso, o estabelecimento necessita de uma pequena reforma. A EM Professor Tarcísio Glanzmann, no mesmo bairro, precisa de ampliação e a EE Francisco Bernardino, no Manoel Honório, de cobertura para a quadra. Já as creches da região têm dificuldades de atender à demanda.
        O serviço de coleta de lixo atende às expectativas, mas a limpeza e capina das ruas deixam a desejar. Problemas com saneamento básico foram registrados principalmente no Alto Bairu, que carece da instalação de rede de águas pluviais. A maioria das ruas não dispõe do serviço, fazendo com que a água das chuvas escorra pelas vias do bairro, invadindo algumas casas. O córrego Matirumbite, por sua vez, favorece o aparecimento de insetos além de provocar mau-cheiro.
        O Ladeira ainda enfrenta dificuldades semelhantes às demais regiões em relação à cultura, necessitando ainda de espaços públicos para a prática de esporte e lazer.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade