|
População tem expectativa positiva para a próxima Câmara Itinerante A oportunidade de mostrar aos representantes do Legislativo e Executivo a realidade de seus bairros é uma das expectativas dos moradores da região do Santa Luzia, onde será realizada a 68ª edição da Câmara Itinerante, amanhã, 17/05. As lideranças comunitárias também entendem a reunião como instrumento para a comunidade apresentar suas questões e conhecer as soluções sugeridas pelos órgãos competentes. O diagnóstico é do relatório de atividades preparatórias feito pelo Centro de Atenção ao Cidadão da Câmara para a próxima reunião itinerante. O encontro acontece na Escola Municipal Oswaldo Veloso, a partir das 18h e abrange os bairros: Cruzeiro do Sul, Graminha, Jardim América, Jardim de Alá e Santa Luzia.
De acordo com o orientador das pesquisas, sociólogo Sérgio Dutra, o trabalho registra análise de 24 entrevistas realizadas com membros de entidades comunitárias, regulamentadas ou informais, atuantes na região. O questionário é aplicado com a proposta de avaliar os serviços públicos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e lazer, além de limpeza urbana, pavimentação, saneamento básico, segurança pública e transporte coletivo. “As entrevistas também buscam registrar as principais reivindicações e demandas existentes nos bairros a partir da ótica das lideranças comunitárias”, informa Sérgio Dutra.
Outra preparação para os interessados em participar da Câmara Itinerante é a Escola de Cidadania. A 43ª edição da escola contou com 59 inscritos, que devem assistir a 75% das 20 horas/aula, a fim de receber o certificado de conclusão. Neste módulo, as aulas aconteceram nos dias: 7, 8, 9 e 14 de maio, na E. M. Oswaldo Veloso.
Os alunos participaram de discussões sobre: cidadania e democratização política no Brasil; os Poderes do Município - distinção de competências entre Executivo e Legislativo; políticas públicas - seus conceitos e aplicação, e instrumentos de participação popular - a função dos conselhos municipais, referendos, plebiscitos e projetos de iniciativa popular.
O coordenador do CAC que também é pedagogo, Plínio Mansur, comemora os resultados.“Nossa missão é trabalhar a formação das lideranças e comunidades, visando o verdadeiro exercício da plena cidadania. O curso proporciona possibilidades para que as pessoas possam, não só manifestar seus conceitos, como compartilhar de uma reflexão com os profissionais da Câmara. A prática nos leva a acreditar que nossos objetivos estão sendo conquistados paulatinamente com essas atividades”, afirma. |