|
Câmara elege membros da CPI
Os vereadores Bruno Siqueira (PMDB), Rodrigo Mattos (PSDB), José Emanuel (PSC), Aparecido de Jesus (DEM) e Isauro Calais (PMN) foram escolhidos para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai apurar a liberação irregular do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a suspeita de desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito do prefeito Carlos Alberto Bejani (PTB). Os nomes foram oficializados hoje (15/04) em reunião extraordinária convocada pelo Presidente da Câmara, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB) especialmente para eleger a comissão.
A decisão de formar uma CPI foi tomada pelos vereadores, no dia dez de abril, um dia depois de o Prefeito ter sido preso temporariamente pela Polícia Federal durante a operação “Pasárgada”, por suposto envolvimento no esquema de liberação irregular de verbas do FPM. O presidente da Câmara fez questão de esclarecer a data em que a CPI foi criada. “Fizemos uma reunião no dia dez e os 18 vereadores assinaram o pedido de CPI, que foi imediatamente deferido por mim”, afirmou Vicentão.
De acordo com o Regimento Interno, o presidente da Câmara, o primeiro vice-presidente e o primeiro-secretário da Mesa Diretora não podem participar da comissão. A CPI tem 45 dias, prorrogáveis por igual período, para fazer os levantamentos. Em seguida, o parecer da Comissão vai a votação em plenário onde pode ser aprovado ou não pelos vereadores.
A primeira reunião da CPI ocorre amanhã (16/04), às 14h, na sala Asa Delta, da Câmara. Na oportunidade, serão escolhidos o presidente e o relator.
|